Saltar al contenido principal

Tratamento para fortalecer os músculos do pavimento pélvico.

Tratamentos de fisioterapia para a incontinência urinária São exercícios ativos que combinam técnicas de biorregulação e eletroestimulação, destinados à melhoria da força e da contração dos músculos do pavimento pélvico. É necessária a ajuda de um profissional na realização destes exercícios.

Exercícios de Kegel para a incontinência urinária nas mulheres

São exercícios de contração lenta e rápida do pavimento pélvico que favorecem as fibras musculares mais desgastadas. A vantagem é que podem ser feitos em casa e não exigem supervisão médica.

Tratamento para controlar o hábito de micção.

Consiste basicamente na modificação do calendário miccional com a correção de alguns hábitos de ingestão de líquidos para diminuir a frequência das micções, eliminando as que realmente não fazem falta.

Através de algumas perguntas feitas pelo médico — sobre as características gerais e a intensidade das perdas (quando acontece, com que frequência, se precisas de proteção, etc.) — e da elaboração de um calendário simples, descobre-se se há perdas involuntárias de urina ou algum tipo de problema com a bexiga, e, caso haja, se afeta o dia a dia.

Tratamento farmacológico

Este tratamento é utilizado sobretudo nos casos de incontinência urinária de urgência e deve ser sempre receitado por um especialista. O tratamento farmacológico a utilizar depende do tipo de incontinência e da respetiva causa.

Tratamento cirúrgico

É o tratamento para a incontinência urinária menos utilizado e recorre-se a este como último recurso quando os restantes tratamentos não tiverem sido bem-sucedidos. Baseia-se na realização de uma operação cirúrgica na bexiga e na uretra. A maioria destas técnicas é indicada para a incontinência de esforço.

Como fazer os exercícios de Kegel?

Uma das formas é sentada com as vértebras lombares bem encostadas e os antebraços apoiados nas coxas, embora também possam ser feitos de pé e deitada de costas.

  • Foco: os músculos a trabalhar são aqueles que notas ao tentar interromper a saída da urina.
  • Contrações:
  • Contrai os músculos do pavimento pélvico e aguenta 5 segundos.
  • Respira suavemente e relaxa durante 5 segundos.
  • Repete em séries de 10; deves realizar os exercícios, pelo menos, 3 vezes ao dia.

Após três meses começas a notar resultados; ao fim de um ano, a maioria das mulheres melhora o controlo da urina.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: