A possível causa das dores menstruais
Se uma mulher não engravida durante o seu ciclo menstrual, o revestimento do útero (endométrio) solta-se, libertando hormonas. Estas substâncias hormonais, as prostaglandinas, enviam um sinal aos músculos do útero para que comecem a "espremer" o revestimento. Estes músculos são os mesmos músculos que expulsam o bebé durante o parto, por isso são muito fortes. Algumas mulheres podem ter muita prostaglandina, o que faz com que os seus músculos se contraiam mais forte e rapidamente. Pensa-se que é por este motivo que temos dores menstruais.
Como aliviar as dores menstruais?
A maioria das raparigas trata as dores do período com analgésicos de venda livre, alongamentos, calor (como almofadas térmicas ou um duche quente) e muito descanso. Em alguns casos, no entanto, as dores podem ser violentas. Provavelmente não precisarás de ir ao médico para tratar as dores mais normais do período, mas se te parecerem insuportáveis e afetarem a tua vida habitual, pede à tua mãe ou a um adulto da tua confiança para te marcarem uma consulta no médico, que é pessoa indicada para te sugerir um dos tratamentos seguintes:
1. Tratamentos hormonais
Há médicos que receitas pílulas contracetivas às suas pacientes para que não ovulem, porque, sem ovulação, muito provavelmente não se terá dores menstruais. Problema resolvido!
2. Anti-inflamatórios não esteroides
São fármacos que reduzem o efeito das prostaglandinas (as substâncias de que te falámos anteriormente). Podem ser receitados por um médico.
3. Operação de laparoscopia
É uma operação com anestesia geral, em que se introduz um pequeno “telescópio”, ou sonda, no interior do corpo através do umbigo para se poder fazer um diagnóstico ou receitar um tratamento.
E tu, o que é que fazes para aliviar as dores do período?