Saltar al contenido principal

A possível causa das dores menstruais

As alterações hormonais que ocorrem antes e durante a menstruação podem ter efeitos secundários, tanto no corpo como no estado de humor, pelo que, em grande medida, são as hormonas as causadoras das dores menstruais.

Nos dias que antecedem a menstruação, a atividade da hormona progesterona diminui e isto alerta o corpo para começar a soltar o revestimento uterino.

Esta diminuição de atividade da progesterona é uma das principais causas das dores menstruais antes do período. Os baixos níveis de progesterona podem causar irritabilidade, fome, mau humor, acne, sensibilidade nos seios e fadiga.

Os níveis de estrogénio antes e durante o período são também muito baixos, o que pode causar inchaço, oscilações de humor e dores de cabeça.

Durante a menstruação, as substâncias químicas conhecidas como prostaglandinas fazem com que o útero se contraia, o que o ajuda a eliminar o revestimento uterino, ou seja, o período. Estas contrações do útero são uma das razões das dores menstruais.

Existem dois tipos de dor menstrual

Existem dois tipos de dores menstruaistipos de dores menstruais: as primárias e as secundárias, o que equivale a dizer que existem dois motivos para os períodos dolorosos.

Dismenorreia primária

São aquelas dores menstruais comuns causadas pelo ciclo menstrual e não por uma doença. Podes sentir dores menstruais leves a intensas na zona do baixo-ventre, nas costas e nas coxas. As dores do período começam imediatamente antes da menstruação e duram normalmente entre 12 a 72 horas. Este tipo de dismenorreia é mais frequente nas mulheres jovens e tem tendência a ser menos intensa a partir dos 20 anos e depois do parto.

Dismenorreia secundária

Este tipo de dismenorreia é geralmente causado por um distúrbio nos órgãos reprodutores da mulher. A dor começa normalmente antes do período e dura mais tempo do que a dismenorreia primária. Algumas destas afeções incluem a endometriose, os fibromas, os quistos ou as infeções. Também pode ser causada pela utilização de um dispositivo intrauterino (DIU), que é um método contracetivo.

Como aliviar as dores menstruais?

A maioria das raparigas trata as dores do período com analgésicos de venda livre, alongamentos, calor (como almofadas térmicas ou um duche quente) e muito descanso. Em alguns casos, no entanto, as dores podem ser violentas. Provavelmente não precisarás de ir ao médico para tratar as dores mais normais do período, mas se te parecerem insuportáveis e afetarem a tua vida habitual, pede à tua mãe ou a um adulto da tua confiança para te marcarem uma consulta no médico, que é pessoa indicada para te sugerir um dos tratamentos seguintes:

1. Tratamentos hormonais

Há médicos que receitas pílulas contracetivas às suas pacientes para que não ovulem, porque, sem ovulação, muito provavelmente não se terá dores menstruais. Problema resolvido!

2. Anti-inflamatórios não esteroides

São fármacos que reduzem o efeito das prostaglandinas (as substâncias de que te falámos anteriormente). Podem ser receitados por um médico.

3. Operação de laparoscopia

É uma operação com anestesia geral, em que se introduz um pequeno “telescópio”, ou sonda, no interior do corpo através do umbigo para se poder fazer um diagnóstico ou receitar um tratamento.

Como posso aliviar as dores do período – remedios caseiros:

  1. Faz exercício e alongamentos. O relaxamento dos músculos ajuda a aliviar as dores menstruais.
  2. Esfrega a parte inferior da barriga. Isto irá ajudar-te a relaxar os músculos e proporcionar-te-á um alívio das dores menstruais.
  3. Os analgésicos podem aliviar as dores do período. Estes medicamentos podem ajudar-te a diminuir as dores menstruais, mas se és menor de idade, não te esqueças de pedir primeiro autorização aos teus pais.
  4. Os suplementos de vitamina B1 ou de magnésio podem fazer com que a tua dor diminua, bem como o inchaço e outros sintomas da tensão pré-menstrual. Mas se és menor de idade, já sabes que deves falar primeiro com os teus pais.
  5. Um pouquinho de calor sabe sempre bem, por exemplo, tomar um banho quente ou colocar uma botija térmica no baixo-ventre ou nas costas. O calor ajudará a diminuir os efeitos das dores menstruais.

Alongamentos Para As Dores Menstruais

Flexão para a frente com as pernas afastadas

Uma jovem mulher de roupa desportiva sentada num tapete de ginástica. Tem pernas afastas e endireitadas.

Senta-te no chão, com as pernas bem afastadas tanto quanto puderes. Segura os dedos dos pés, se conseguires, ou agarra levemente os tornozelos. Mantém as costas direitas e inspira, mantendo o diafragma (o músculo abaixo das costelas) para cima e para dentro. Nesta posição, respira fundo várias vezes. Ao expirares pela última vez, inclina-te para a frente em direção ao chão e expira profundamente.

Alongamento da borboleta

Uma jovem mulher sentada no tapete de ginástica. Tem pernas dobradas nos joelhos e os pés unidos, segurando-os com as mãos.

Senta-te com os joelhos abertos e dobrados para os lados, com as plantas dos pés juntas em frente da virilha, como se estivesses a formar uma borboleta com as pernas. Segura as mãos por baixo dos dedos dos pés ou segura os tornozelos. Pressiona as plantas dos pés uma contra a outra e inspira, expandindo profundamente o peito e levantando o diafragma, como descrevemos acima. Levanta ligeiramente a cabeça e sente o estômago a expandir-se. Inspira e expira profundamente a partir da barriga quatro ou cinco vezes.

Alongamento do joelho ao peito

Uma mulher sorridente de roupa desportiva deitada num tapete de ginástica. Aproxima o joelho do peito, segurando-o com as mãos.

Deita-te de costas com uma perna esticada e puxa o joelho da outra perna em direção ao queixo. Segura o joelho com os braços para aliviar a tensão e mantém a posição, relaxando durante alguns minutos.

Como estar preparada para a menstruação?

A boa notícia é que as dores menstruais podem ajudar-te a saber que o teu período está mesmo ali ao virar da esquina. Quando sentires que o período está próximo, assegura-te que tens pensos higiénicos e tampões em quantidade suficiente. Também é uma boa ideia guardares alguns pensos AUSONIA na tua mala.

A AUSONIA utiliza uma tecnologia de gel absorvente, que retém os líquidos e oferece uma proteção de 100% contra fugas, para que com ou sem dores menstruais te sintas sempre segura e confiante durante o teu período.

E se as dores menstruais não passarem?

Se já experimentaste todas estas ideias sem qualquer resultado, talvez esteja na altura de falares com o teu médico sobre as dores menstruais de que sofres e como poderás tratá-las. Marca uma consulta e não te esqueças de levar o teu calendário menstrual e um diário com os alimentos que comeste ultimamente, e informa ainda o médico sobre quaisquer medicamentos, fármacos de venda livre, vitaminas ou suplementos minerais que estejas a tomar.

Os pensos higiénicos Ausonia Ultrafine Plus Normal são uma proteção completa todos os dias! O núcleo absorvente, o revestimento delicado para a pele e as abas que aderem às cuecas, asseguram conforto e liberdade de movimento.

Precisa de proteção eficaz durante a noite? Aposte nos pensos higiénicos com abas Ausonia Ultrafine Plus, delicados para a pele, com um núcleo neutralizador de odores absorvente para uma noite de sono tranquilo.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: