Saltar al contenido principal

O stress pode afetar o teu período?

O stress é o motivo que se esconde por detrás do teu período irregular ou da ausência dele? Vamos contar-te como podes sabê-lo.

O stress e a menstruação andam sempre de mãos dadas, e sempre no pior sentido. Como se a menstruação não te causasse ansiedade suficiente ("Onde é que meti a minha botija?” “Preciso de chocolate ou qualquer coisa doce, já!"), o stress também pode causar alterações de monta no teu período e ciclo menstrual, ou seja, pode atrasá-lo. Um estudo recente concluiu que níveis elevados de stress podem causar períodos irregulares.

Irónico, não é? Stressas-te porque ainda não te veio ou te faltou o período e isso pode fazer com que… não tenhas o período. É exatamente como aquela frase "o que é que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”.

Tenta não stressar, podes sempre usar o nosso calendário menstrual para saberes quando é que está previsto o começo do teu período e quando será o último dia do ciclo.

Por que é que o stress provoca faltas ou atrasos no período?

Mesmo que raramente tenhas de lidar com períodos irregulares, por vezes o stress pode complicar as coisas e baralhar-te todo o teu ciclo menstrual.

Sim, o stress pode fazer com que o teu período se atrase. Há alturas em que o teu corpo fica tão tenso ao tentar acalmar-te com tudo o que se está a passar à tua volta, que te torna ainda mais ansiosa, fazendo com que as hormonas do teu corpo atrasem partes críticas do teu ciclo menstrual, como a ovulação.

Pensa nisto como se fosses uma mulher das cavernas. O stress faz com que o teu corpo entre em modo de luta ou fuga e se estiveres a fugir de um mamute gigante, faz sentido que o teu corpo diga: "Esta não é a melhor altura para ter um bebé", interrompendo o funcionamento do teu sistema reprodutor, que estava pronto para entrar em ação. E certamente que esta falta de período pode dar origem a mais stress, pois é algo que esperamos mês após mês para confirmar que está tudo a correr bem.

O ideal seria que não andasses de tal forma ansiosa que leve o teu corpo a interpretar o teu nível de stress como se andasses a fugir de mamutes, percebes o que quero dizer?

Quanto tempo pode o stress atrasar a menstruação? Pode pará-la completamente?

O stress pode atrasar a menstruação, mas a boa notícia é que não há motivo para o stress interromper a menstruação para sempre, é apenas uma coisa pontual. De qualquer modo, se já se passaram mais de seis semanas (o tempo necessário para se poder classificar um período como totalmente "perdido") desde o teu último período, está na hora de ires ao médico e certificar-te de que está tudo bem.

O stress pode causar pequenas perdas de sangue?

Pode pois. A resposta àquela luta ou fuga que mencionámos acima não se limita à interrupção da menstruação ou ao seu atraso por uns dias. O stress também pode causar pequenas perdas de sangue, também conhecido por “spotting” (podes reparar quando vais à casa de banho ou quando te limpas), mas não em quantidade suficiente para ser considerado um período completo. É um processo que normalmente acontece entre períodos.

Tenho andado sob muita pressão ultimamente. Como posso regular o meu ciclo menstrual para que o stress deixe de o afetar?

Embora fosse uma maravilha se houvesse uma maneira de comunicares ao teu corpo, "Ouve, deixa de me preocupar, podes fazer com que o meu período volte ao normal", as coisas não são assim tão fáceis. Reserva tempo para te dedicares a fazer o que te dá prazer, que te relaxam. Sim, fazer coisas de que gostas pode ser exatamente aquilo que o teu corpo (incluindo todo o seu sistema reprodutor e o teu ciclo menstrual) precisa depois de ter andado sob muita pressão.

E se o facto de o teu período estar ou não atrasado é aquilo que mais te preocupa, chegando mesmo a manter-te acordada durante toda a noite, talvez seja melhor marcares uma consulta no teu médico. Sim, pode dar-te preguiça pegar no telefone para marcar uma consulta, mas a paz de espírito que sentirás ao encontrar uma causa e seres capaz de dar-lhe solução (ou, pelo menos, que o teu médico te tranquilize e te diga que "está tudo bem") valerá a pena.

Existem outras causas para estes períodos serem tão irregulares? Para além do stress, quais são as causas mais comuns para o atraso da menstruação?

Para além do stress, existem muitos outros fatores que podem afetar o teu ciclo menstrual e causar um atraso na menstruação, tais como a gravidez, os métodos contracetivos (tanto o início como a interrupção dos mesmos podem alterar-te o sistema durante um certo tempo), a menopausa, a perda de peso e o exercício em excesso; inclusivamente, as alterações hormonais podem ser igualmente uma causa para o atraso da menstruação. A melhor coisa a fazer é consultares o teu médico, que te dará toda a informação que precisares.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: