Saltar al contenido principal

Porque é que é essencial manter hábitos higiénicos saudáveis?

Uma higiene íntima diária é fundamental para te sentires confortável e para reduzir o risco de infeções; mais ainda nesta fase da menopausa, em que a zona vaginal se vê diretamente afetada pelas alterações hormonais. A vagina realiza por si só uma atividade de autolimpeza: diariamente, produz um fluxo esbranquiçado (fluxo vaginal) que desinfeta as paredes vaginais. Além disso, o grau de acidez deste fluido (denominado pH vaginal) contribui para prevenir eventuais infeções. Por isso, se for alterado, pode provocar infeções, assim como o aparecimento de secura, comichão e dor durante as relações sexuais ou ao urinar. É recomendável pedir aconselhamento médico se surgir algum destes sintomas.

Quais são os hábitos higiénicos mais adequados na menopausa?

Nesta fase da menopausa, a diminuição do fluxo vaginal e o envelhecimento dos tecidos favorecem o aparecimento de infeções vaginais ou urinárias. Para evitá-las, aconselhamos-te a seguir práticas de higiene saudáveis, como as seguintes:

  • Lava-te uma vez por dia com água e sabonete neutro ou ligeiramente ácido (isto é, um sabonete com um pH = 7 ou ligeiramente inferior) para não deteriorar o equilíbrio do pH vaginal.
  • Depois de ires à casa de banho, deves limpar-te da frente para trás.
  • Não te esqueças de te lavar bem antes e depois de manteres relações sexuais.
  • Dentro da medida do possível, usa roupa interior de algodão e evita a roupa interior justa ou os collants apertados.
  • Para a lavagem, podes usar toalhitas ou outros produtos específicos para a higiene íntima. As toalhitas húmidas são ideais para levares na mala e manter uma higiene adequada fora de casa.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: