Saltar al contenido principal

Como fazer os exercícios de Kegel para fortalecer o pavimento pélvico?

Aqui encontrarás três tipos de exercícios para o pavimento pélvico que te ajudarão a fortalecer os músculos dessa zona:

1- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:

  1. Com a bexiga vazia, senta-te direita e confortavelmente ou senta-se direita de pernas cruzadas. Também te podes deitar com os joelhos fletidos.
  2. Aperta os músculos à volta da vagina. Uma coisa que te pode ajudar é imaginar que estás num elevador e que o elevador está a subir. Durante estes exercícios, tenta não utilizar os músculos dos glúteos ou das coxas. Mantém a posição durante pelo menos 4 segundos. Quanto mais vezes repetires este exercício, mais controlo terás.
  3. Expira lentamente pela boca e relaxa. Tenta fazer três séries de dez exercícios por dia. É importante que tentes reservar alguns minutos todos os dias para fazeres estes exercícios, vais notar uma grande diferença.

2- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:

Deita-te no chão e levanta lentamente as nádegas para cima. Aperta os músculos e mantém a posição durante alguns segundos, soltando-os pouco a pouco. Para teres um pavimento pélvico mais forte, tenta repetir este exercício com regularidade.

3- Exercício de Kegel para o pavimento pélvico:

Uns glúteos fortes irão ajudar-te a manter o pavimento pélvico em forma. Na posição de joelhos e com as mãos no chão, levanta a perna esquerda sem mexer as ancas. Mantém a posição durante 1 minuto. Após este tempo, troca de perna e repete o exercício. Tenta manter a contração durante pelo menos 4 segundos. Repete este exercício 3 a 5 vezes com cada perna. Quanto mais vezes o repetires, mais alto levantarás a perna. Força!

Como é que sei que os exercícios de Kegel para o pavimento pélvico estão a dar resultado?

Pôr à prova os teus músculos do pavimento pélvico é fácil. Quando fores à casa de banho, “segura” a urina, contraindo os músculos. Se consegues controlá-los melhor do que antes, isso significa que os exercícios para o pavimento pélvico estão a dar resultado.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: