
Em busca da nossa identidade
Na adolescência, é comum mostrar uma atitude rebelde porque questionamos as regras e as normas de comportamento estabelecidas em busca da nossa própria identidade.
Surge uma grande necessidade de nos libertarmos da fase anterior para conquistarmos a ansiada autonomia pessoal. No início, ganhamos segurança relativamente ao exterior na companhia de uma amiga próxima. Os amigos fazem-nos sentir que fazemos parte de algo: partilhamos segredos, opiniões… e, com eles, partilhamos as experiências do exterior.
Tens tempo para tudo?
Durante a adolescência, também sentimos a necessidade de “não perder nada” e tudo tem um caráter imediato. Queremos que os nossos amigos contem connosco para tudo, desejamos estar em dois sítios ao mesmo tempo, ouvimos uma música e passamos para outra antes da primeira acabar.... Este é outro dos problemas da adolescência.
Durante a adolescência, nada está previsto, tudo se faz ao sabor do momento.
Controlas as tuas emoções?
Na adolescência, as experiências emocionais são, normalmente, desproporcionadas. É fácil passar do riso ao choro. As mudanças de humor são constantes e sem motivo aparente. Algumas são mais eufóricas ou hiperativas, outras mais passivas.
É importante termos consciência daquilo que sentimos em cada momento e tentar canalizar isso de uma forma positiva, não nos deixando afetar pelos problemas da adolescência. Alguns sentimentos são novos, como, por exemplo, a paixão ou a sensação do ridículo, e outros simplesmente intensificam-se, como, por exemplo, a vergonha. À medida que crescemos, as expressões emocionais tornam-se mais fáceis de controlar.
Só te acontece a ti?
És a última da turma a depilares-te? Encontras pequenas diferenças entre a tua constituição corporal e estatura e a das tuas colegas? Discutiste com um/a amigo/a chegado/a?
Não recebes mensagens ou chamadas no telemóvel ou no messenger? Ainda estás à espera da primeira menstruação? És crítica relativamente ao teu aspeto: cabelo, orelhas, nariz, etc.? És aceite pelas raparigas mais populares do grupo? És criticada por outros colegas do grupo? A rejeição está muitas vezes associada a problemas na adolescência.
Durante a adolescência, as alterações físicas são, normalmente, muito rápidas e o estado de ânimo varia. Ainda que vivas alguns momentos com preocupação, não te deves esquecer de que os teus colegas estão a viver uma situação idêntica. A partilha das tuas inquietações com eles pode ajudar-te e todos passam pelos problemas na adolescência.