Saltar al contenido principal

Quantos dias dura o um ciclo menstrual regular?

O período que passa entre o primeiro dia de uma menstruação e o primeiro da menstruação seguinte é denominado ciclo menstrual. Habitualmente, a duração do ciclo menstrual é de 28 dias, mas considera-se normal que dure entre 21 e 35 dias. Durante o ciclo menstrual, o nosso corpo prepara-se para uma possível gravidez. 5 dias é quanto tempo dura o período.

Para entenderes o que é o ciclo menstrual é importante que saibas que nos dois ou três primeiros anos do período menstrual é normal que os ciclos sejam um pouco irregulares. Passado este tempo, os ciclos costumam tornar-se mais regulares e, de um modo geral, após o primeiro parto, os ciclos tendem a estabilizar até chegar aos 40-45 anos. A partir desta idade, os ciclos passarão novamente a

De quanto em quanto tempo vem o período menstrual?

Num ciclo menstrual normale de 28 dias podemos diferenciar quatro partes durante estas fases do ciclo menstrual podemos passar da depressão à euforia ou da ausência de apetite sexual a um aumento da libido. Estas alterações devem-se às variações cíclicas de duas hormonas, os estrogénios e a progesterona.

Graças a esta atividade hormonal, o endométrio descama ao fim de cada 28 dias, aparecendo o período, e volta a regenerar-se depois. Isto é o que é o ciclo menstrual.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual está dividido em quatro fases. Distinguem-se: menstruação, fase folicular, fase de ovulação e fase lútea.

circulo 20

1. Menstruação

A primeira fase do ciclo menstrual começa no primeiro dia de hemorragia.

O período costuma durar 5 dias, embora possa oscilar entre 3 e 7 dias.

Se o óvulo não for fertilizado no ciclo passado, verifica-se uma diminuição do nível do estrogénio e da progesterona, levando à escamação do epitélio uterino, o chamado endométrio. O fluido, que consiste em sangue e fragmentos de tecido, sai da vagina.

A quantidade de fluxo menstrual que habitualmente se perde varia muito de mulher para mulher. De um modo geral, 70 % das perdas ocorrem durante os dois primeiros dias do período, e, nos últimos dias, observamos como a quantidade de perda vai diminuindo. Pode depender de quantos dias dura o período menstrual.

Durante a menstruação algumas mulheres sofrem dores na parte inferior do abdómen e na parte inferior das costas. Neste momento, vale a pena prestar atenção à hormona pituitária FSH, que nesta fase começa a influenciar o desenvolvimento dos folículos ovarianos (folículos de Graaf), que contêm os óvulos.

2. Fase folicular

A segunda fase do ciclo menstrual está relacionada com o crescimento e maturação dos folículos de Graff. A glândula pituitária produz mais hormona FSH que afeta o desenvolvimento de folículos com um óvulo. Na fase folicular ocorre também a regeneração do endométrio, que aumenta várias vezes e prepara-se para a eventual implantação do embrião. Os níveis de estrogénio também aumentam enquanto que a condição da pele e do cabelo melhora e a mulher ganha mais energia. Os estrogénios também afetam a produção de muco. A fase folicular termina com o início da ovulação.

3. Fase de ovulação

Durante a terceira fase do ciclo menstrual é libertado um óvulo imaturo. Atinge a trompa de Falópio, onde amadurece e está pronto para ser fertilizado. Se isto não acontecer dentro de 24 horas, o ovo morre. O dia da ovulação determina a duração do ciclo de uma mulher. Assume-se que o dia da ovulação ocorre no 14º dia do ciclo. Isto é aproximadamente 14 dias antes da menstruação seguinte (assumindo que o ciclo menstrual é de 28 dias ). Pode ser reconhecido, por exemplo, pelo aparecimento de um corrimento vaginal mais espesso que se assemelha à consistência da clara de ovo da galinha. Durante a ovulação, as mulheres podem ter um maior desejo por sexo e o seu humor é melhor. O período antes e depois da ovulação é referido como período fértil. Este é o período em que uma mulher tem a melhor hipótese de engravidar. Começa cerca de 5 dias antes da ovulação e termina cerca de 2 dias depois.

4. Fase lutea

A fase lútea é a última fase do ciclo menstrual. Durante ela, o folículo rompido transforma-se no corpo lúteo. As hormonas começam a ser produzidas, principalmente progesterona e estrogénio. As mesmas são responsáveis pelo crescimento do endométrio, ou seja, a sua preparação para a implantação do óvulo fertilizado. Se a mulher engravidar, o seu corpo começa a produzir hCG, isto é, a hormona chamada gonadotropina coriónica humana. Se não ocorrer a fertilização, o corpo lúteo morre e o óvulo será expulso durante a próxima menstruação. A fase lútea termina por volta do 28º dia do ciclo menstrual.

Na fase lútea, especialmente na quarta e última semana do ciclo, a síndrome pré-menstrual pode causar-nos a sensação de angústia e cansaço físico.A acumulação de líquidos pode fazer com que engordemos um ou outro quilo e provocar alguns transtornos digestivos, tais como, inchaço, náuseas ou obstipação. Felizmente, a vinda do período leva ao desaparecimento destes transtornos, pelo que acaba por ser um alívio. O período é o ponto de partida do ciclo seguinte... a menos que engravides!

Quais são os meus dias férteis?

As possibilidades que temos para engravidar ao longo de um ciclo menstrual variarão em função dos dias em que tivermos relações sexuais com o nosso parceiro. Na verdade, todos os dias do ciclo podem ser férteis para engravidarmos, incluindo os dias do período, já que a ovulação pode variar de mulher para mulher, e, inclusive, de ciclo para ciclo.

Ainda assim, existem dias nos quais as mulheres têm maior probabilidade de engravidar. Então, como contar o ciclo menstrual? Quando o ciclo menstrual é de 28 dias, o mais normal é a ovulação ocorrer, conforme já referimos, por volta do 14º dia do ciclo. Fase fértil no ciclo menstrualos 3 ou 4 anteriores e os 3 ou 4 posteriores ao dia da ovulação, isto é, entre o 10º e o 19º dia do ciclo.

Uma vez que nunca podemos ter a certeza antecipadamente se o nosso ciclo menstrual será exatamente de 28 dias ou não, se não quisermos engravidar, o melhor é tomarmos medidas anticoncecionais sempre que tivermos relações sexuais.

Se não tivermos um parceiro fixo nas nossas relações sexuais, é conveniente utilizar um método anticoncecional de barreira (preservativos) para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

De que forma o fluxo não menstrual ou vaginal muda?

A nossa vagina é revestida por uma membrana mucosa cuja função é manter a humidade produzindo fluxo vaginal.

O fluxo vaginal pode ter diferentes aspetos -transparente, branco ou amarelado- e a consistência pode ser muito líquida ou muito espessa. O aspeto e a quantidade do fluxo variam de mulher para mulher, bem como de um dia para o outro, dependendo da fase do ciclo em que nos encontremos.

Geralmente, o fluxo é mais abundante e transparente nos dias da ovulação e mais escasso e espesso nos dias anteriores e posteriores do período.

Quais são os benefícios do fluxo vaginal?

O fluxo vaginal é necessário e benéfico por vários motivos:

  • Evita a secura da vagina
  • Favorece o equilíbrio da flora vaginal
  • Atua como barreira face a eventuais infeções vaginais
  • Serve como lubrificante natural durante as relações sexuais
  • Mantém o pH vaginal em equilíbrio - entre 4,0 e 4,5-

Durante a gravidez, muitas vezes o nosso fluxo vaginal também aumenta e torna-se mais espesso. A excitação sexual também produz uma maior lubrificação, pois a vagina prepara-se para a relação sexual.

Devo prestar atenção ao fluxo vaginal?

O fluxo anormal é aquele que causa ardor, comichão ou que tem mau odor. Nestes casos, convém consultares o teu ginecologista. Estas alterações podem ser provocadas por uma infeção vaginal ou vulvar que pode facilmente ser curada com o tratamento adequado.

Quantidades grandes de fluxo vaginal podem ser normais. Não te preocupes.

Os pensos higiénicos Ausonia Ultrafine Plus Normal são uma proteção completa todos os dias! O núcleo absorvente, o revestimento delicado para a pele e as abas que aderem às cuecas, asseguram conforto e liberdade de movimento.

Precisa de proteção eficaz durante a noite? Aposte nos pensos higiénicos com abas Ausonia Ultrafine Plus, delicados para a pele, com um núcleo neutralizador de odores absorvente para uma noite de sono tranquilo.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: