
Porque é que as raparigas têm acne se são as hormonas masculinas as responsáveis pelo aumento de sebo? Estão ligados o acne e menstruação?
Na mulher dá-se a produção de hormonas femininas e masculinas, estas últimas em pequeníssima quantidade, mas são essas as responsáveis pela secreção sebácea.
É possível prever e prevenir o aparecimento de acne num rapaz ou rapariga?
Geralmente, quando um dos pais teve e, sobretudo se ambos tiveram, é muito provável que o filho ou filha venha a ter acne na adolescência. Nestes casos, é importante a partir dos 10-12 anos, ter o hábito de limpar bem a cara todos os dias e, inclusive, usar algum produto redutor do sebo. O acne e menstruação podem estar relacionados.
Existe algum tipo de alimentos que provoque ou favoreça o seu aparecimento?
Não tem nada a ver com a alimentação. Apenas 10% dos rapazes ficam com pontos negros cada vez que comem chocolate ou queijos fortes, mas geralmente essas crianças sabem disso e, nesse caso, eliminam esses alimentos, mas não passam de mitos.
Qual é o tratamento mais adequado para o acne?
O arsenal terapêutico que existe para tratar o acne é vastíssimo. Cada caso é um caso, pois há que ter em conta o tipo de lesões que predominam em cada rapaz ou rapariga, assim como os diferentes tipos de pele, para fazer com que os produtos a utilizar sejam o mais cómodos na medida do possível e para que os apliquemos mais como cosméticos diários do que como tratamentos. O acne na adolescência atua de forma diferente de pessoa para pessoa.
Porque é que me aparecem mais borbulhas antes ou durante o período?
Porque, durante esses dias, as hormonas atuam diretamente a nível periférico, isto é, sobre a superfície da pele. Por conseguinte, há que vigiar o ritmo dos períodos nas raparigas, pois, por vezes, quando esses ocorrem irregularmente, podem ser sinal de uma alteração hormonal a vigiar. Existe uma relação entre acne e menstruação.
Todas as borbulhas deixam cicatrizes depois de curadas?
Não, nem todas as borbulhas deixarão vestígios após o seu desaparecimento. As lesões inflamatórias que tenham ocorrido terão maior probabilidade de deixar cicatriz. Além disso, é muito importante pensar que quando vemos uma borbulha na nossa pele, pode ter uma duração de dias, quem sabe uma semana; no entanto, se cairmos na tentação de “espremê-la”, tocar nela, é possível que estejamos a substituí-la por uma cicatriz que pode durar muitos anos.
O sol ou o verão agrava-as?
Geralmente, na época do verão ocorre uma melhoria significativa das lesões devido diretamente ao fator inibitório que o sol tem sobre o germe responsável pelas lesões inflamatórias do acne.
O acne é contagioso?
Não, o acne não é contagioso, nem por contacto direto com as borbulhas.
Tenho a ideia de que todos os tratamentos são irritantes e esfolarão a minha pele. É verdade?
Não, o tratamento, tal como dissemos, deve ser individual para cada um e consoante o nosso tipo de pele. É verdade que alguns produtos podem irritar e esfolar a cara mas se os utilizarmos bem e seguirmos as instruções dadas pelo médico, não existe motivo para a sua aplicação ser incómoda.
Posso maquilhar-me e usar produtos cosméticos se tiver acne?
A cosmética não é nociva para o acne, desde que não obstrua os poros ou irrite a pele. O teu dermatologista recomendar-te-á os produtos adequados não oleosos -"NÃO COMEDOGÉNICOS"- e com boa tolerância que evitarão o aparecimento ou o agravamento do teu acne e poderás disfarçá-lo perante as tuas amigas.