
O que é a Tensão Pré-menstrual (TPM)?
A Tensão Pré-menstrual caracteriza-se por uma série de alterações, tanto emocionais como físicas, que ocorrem nos dias anteriores à vinda do período. Estas alterações, na grande maioria das mulheres, são toleráveis e assumimo-las como próprias da nossa condição de mulher. Contudo, em algumas mulheres, estes sintomas são especialmente dolorosos e interferem com as suas atividades diárias.
A Tensão Pré-menstrual não é apenas uma sensação de tensão ou depressão, mas sim um conjunto de sintomas bem definidos que constituem uma síndrome.
Quando é que a TPM surge?
Estes sintomas manifestam-se, geralmente, durante a segunda fase do ciclo menstrual, entre o 14º e o 28º dia, e desaparecem com a vinda do período.
Algumas mulheres têm a Tensão Pré-menstrual um ou dois dias e, em seguida, desaparece, enquanto que outras podem sentir-se tão mal que não conseguem fazer quase nada. Nestes casos, se te sentires muito mal-humorada e infeliz, seria uma boa ideia falares abertamente sobre isso com a tua família e amigos. Assim, estarão prevenidos, serão pacientes e dar-te-ão apoio, na altura de TPM.
O que é que desencadeia a Tensão Pré-menstrual (TPM)?
Desconhece-se exatamente quais são as causas da Tensão Pré-menstrual, mas existem muitas hipóteses para explicá-la.
Supõe-se que esta síndrome é causada por um desequilíbrio entre os estrogénios e a progesterona, com um aumento relativo dos primeiros. Tal dá lugar a uma retenção de água e de sódio, com aumento de peso e edema generalizado, que é a causa que explicaria a maioria dos sintomas anteriormente mencionados. Esta é apenas uma explicação para a Tensão pré-menstrual.
Existe também uma grande componente psicológica, já que as mulheres com uma grande carga emocional são mais suscetíveis de desenvolverem a síndrome. No entanto, não se pode responsabilizar só os fatores psíquicos como causadores da Tensão Pré-menstrual. Outras teorias defendem que se trata de uma resposta anormal do organismo face às alterações de neurotransmissores neuronais, como as beta endorfinas. Também se defenderam outros possíveis mecanismos que a relacionam com a nutrição, a deficiência de vitamina B6, a hipoglicemia e níveis baixos de cálcio ou magnésio. Não existe nenhuma hipótese que, por si só, explique as causas da Tensão Pré-menstrual ou os seus sintomas. O mais provável é tratar-se de uma combinação de diferentes fatores que interagem, ao mesmo tempo, com algum acontecimento vital: stress, problemas em casa ou no trabalho, exames ou outras situações stressantes.
Todas as mulheres se apercebem da TPM?
Nem todas as mulheres sentem a Tnesão Pré-menstrual. A sintomatologia pode surgir desde a adolescência até à menopausa. No entanto, normalmente é muito ligeira na adolescência e nos primeiros anos de vida adulta. Embora não haja nenhum tipo de mulher característico, parece que, em geral, é mais frequente em mulheres de cerca de trinta anos que têm filhos.
A Tensão Pré-menstrual é para sempre?
Fica descansada. Felizmente, não há mal que dure 100 anos e os sintomas da TPM também não! Em mais de 40% dos casos, o tempo em que se pode sofrer da Tensão Pré-menstrual, antes dos períodos, não ultrapassa os 5 anos.
Que medidas devo tomar?
Existem muitos tratamentos para a Tensão Pré-menstrual, desde simples remédios caseiros a tratamentos prescritos pelo médico. O importante é encontrar o remédio que seja mais útil para cada uma. O simples facto de seguir hábitos saudáveis pode ajudar algumas de nós, tais como: - uma dieta adequada e chá de camomila, devido às suas propriedades analgésicas e emolientes, - descansar comodamente e dormir mais de 7 horas diárias, - fazer pequenos exercícios de alongamentos musculares. - utilizar diferentes técnicas de relaxamento, tanto mental como emocional. Também existem algumas medidas mais específicas que podes pôr em prática com o teu médico.
Que dieta me ajudará com a TPM?
Convém uma dieta saudável, com muita fruta e verduras, baixa em sal e que evite o consumo excessivo de água durante os dias anteriores ao período. Tal ajudar-nos-á a evitar a retenção de líquidos tão incómoda nesses dias. Este tipo de dieta ajuda a evitar os sintomas da TPM.
Também é recomendável consumir pouco açúcar e reduzir a cafeína e o álcool. De um modo geral, são irritantes e podem aumentar a sensação de peso.
Devo tomar algum suplemento para a TPM?
Podemos tomar complexos vitamínicos. Em geral, fortalecem o nosso corpo e ajudar-nos-ão nos dias em que nos sentimos mais cansadas. É conveniente que o médico nos aconselhe qual é o mais adequado para cada uma de nós. Estes complementos não evitam os sintomas da TPM, mas ajudam a aliviar.
O exercício físico durante a TPM ajuda?
O exercício proporciona-nos uma sensação de bem-estar e pode ajudar-nos a reduzir a tensão psíquica que costumamos ter durante estes dias. Deve tratar-se de um tipo de exercício suave e cómodo, e, melhor ainda, se a prática for regular. Ao praticar exercício o relaxamento é maior e diminui a tensão pré-menstrual.
De que forma o relaxamento influencia?
Praticar um método de relaxamento, como a ioga, a meditação ou exercícios de respiração, pode ajudar-nos a diminuir os sintomas da TPM. Estes métodos, em geral, ajudam-nos a encarar as coisas com serenidade e favorecem a nossa qualidade de vida.
E o stress?
Se pudermos, devemos tentar evitar todas as situações de conflito que possam gerar tensão. O stress, em geral, agrava os sintomas da tensão pré-menstrual e não ajuda em nada no período de TPM.
Durante a TPM, que coisas nos ajudam?
- Uma dieta equilibrada
- Comer pouco e várias vezes
- Comer muita fruta e verduras frescas
- Consumir pouco sal e pouco açúcar
- Reduzir o consumo de café, álcool e tabaco
- Usar roupa cómoda e fácil de vestir
- Usar um calçado raso e confortável
- Fazer exercício físico moderado
- Realizar alguma atividade lúdica de que gostes e que te divirta
- Falar com a tua família ou amigos sobre como te sentes
Durante a TPM, que coisas nos prejudicam?
- Usar peças de roupa muito apertadas
- Usar sapatos de tacão alto
- Tomar antidepressivos ou tranquilizantes se não tiverem sido receitados pelo teu médico
- Andar mal agasalhada e apanhar frio
- Culpabilizares-te pelo teu mal humor
- Sentir vergonha
- Evitar as relações sexuais
- Sobrecarregares-te de trabalho durante estes dias
- Deixares-te levar pelos desejos