
Decálogo para o cuidado das peles sensíveis
- Evita o uso excessivo de produtos de limpeza e esfoliantes potentes, assim como de cosméticos inadequados.
- A tua pele sofre mais do que outras. Por isso, faz a tua parte e tenta evitar exposições intensas a agentes domésticos, como os sistemas de aquecimento.
- Ao secares a pele, fá-lo com delicadeza.
- Evita o contacto da pele com substâncias irritantes.
- Não bebas demasiado café nem álcool, não é bom para uma pele sensível.
- Usa protetores cutâneos para prevenir lesões externas (frio, vento, sol, etc.).
- Usa formulações sem fragrâncias e sem conservantes. As peles sensíveis preferem um cuidado natural.
- As águas minerais e/ou termais e as texturas ricas são um elixir para a tua pele. Deixa-te mimar!
- Experimenta os produtos de limpeza sem passar por água. Vais ver como a tua pele te agradece.
- Usa produtos “calmantes” para diminuir a reatividade e evitar as vermelhidões.
Dicionário
Endógeno:Aquilo que provém do organismo, embora não tenha origem corporal reconhecível nem relação causal com acontecimentos do meio.
Alfa hidroxiácidos:Trata-se de ácidos de frutos que servem para esfoliar e hidratar a pele graças ao seu teor em vitamina A ou vitamina C. Os alfa hidroxiácidos atuam na epiderme, ou camada superior da pele, e são eficazes na hora de reparar os danos causados pelo sol ou as manchas causadas pela idade, olheiras e estrias.
Hiper-reativa:A pele hipersensível ou hiper-reativa é um tipo de pele com um limite de tolerância inferior ao normal, o que favorece a desidratação da pele e, sobretudo, a penetração de agentes potencialmente irritantes. Em geral, a pele hiper-reativa reage a agentes físicos (radiações UV, calor, frio, vento, etc.), químicos (cosméticos, sabonetes, água, contaminação, etc.), psicológicos (stress, emoções, etc.) e hormonais (ciclo menstrual, etc.). Como resultado, pode sofrer prurido, ardor ou comichão e uma sensação de desconforto, por vezes acompanhada de vermelhidão.
Testes epicutâneos:Consistem na aplicação na parte superior da coluna, sob a forma de bandas aderentes, de um conjunto de substâncias suspeitas de causar uma reação alérgica. Estas substâncias permanecem em contacto com a pele durante 48 horas seguidas, para se observar, posteriormente, a reação da pele.
*Conteúdos elaborados por Esther Serra, dermatologista do Hospital de Sant Pau de Barcelona