Saltar al contenido principal

Quando é que aparece a primeira menstruação após o parto?

É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

Fluxo menstrual intenso após o parto

As perdas no pós-parto imediato duram, habitualmente, entre 8 e 15 dias e vão diminuindo a cada dia que passa. Ainda assim, perdas escuras e ligeiras (lóquios) podem durar até 6 semanas. Se as perdas continuarem a ser tão fortes como nos primeiros dias, convém ires ao ginecologista. Quer o parto tenha sido vaginal ou por cesariana, não convém introduzires nada na vagina até seres examinada pelo ginecologista 5 a 6 semanas após o parto, para descartar a existência de qualquer lesão ou anomalia interna.

Durante este período, aconselhamos-te a utilizar pensos absorventes, como os pensos higiénicos AUSONIA Noite Extra com abas, que te proporcionam proteção até 10 horas. São muito úteis não só durante a noite, enquanto descansas, mas também durante o dia, quando o teu fluxo menstrual é mais intenso.

Dores menstruais após o parto

A maioria das mulheres sentem uma melhoria nos períodos dolorosos depois de darem à luz. Muitas vezes, os períodos irregulares também melhoram.

Muitas mulheres têm anemia durante a gravidez ou, por vezes, a anemia começa no pós-parto devido às perdas depois de darem à luz. A maternidade recente é uma etapa que exige muito da nova mãe e nem sempre é fácil manter o ritmo. Se te sentires mais cansada do que o normal, é provável que estejas anémica. Consulta o teu ginecologista para que te recomende um suplemento de ferro. Para que o ferro seja corretamente absorvido, convém ingeri-lo em jejum com um sumo de laranja e não deves misturá-lo com produtos lácteos.

Incontinência urinária pós-parto

Todos os músculos da zona pélvica foram sujeitos a muita pressão nas últimas semanas da gravidez e, sobretudo, durante o parto, pelo que perderam o seu tónus habitual. Quando tiveres alguma prática, podes fazer estas mesmas contrações pélvicas de pé em qualquer lugar (por exemplo, enquanto estás na fila do supermercado, no autocarro, etc.).

Amamentação e menstruação

As lactantes possuem níveis elevados de prolactina, a hormona responsável pela produção de leite materno. A presença da prolactina também inibe a ovulação, suspendo assim a menstruação. Se estiveres a amamentar, é possível que não tenhas período menstrual durante muito tempo. O primeiro período aparece normalmente entre os 6 a 18 meses após o parto, embora não constitua, em si mesmo, uma regra.

Ter a menstruação na amamentação é normal?

Não é habitual ter a menstruação durante a amamentação, de forma regular, mas também não constitui um problema. Da mesma forma que nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas durante a gravidez (náuseas, inchaço de membros, etc.), sem que, por isso, deixem de ser consideradas gravidezes normais, também as circunstâncias podem variar durante o período do aleitamento.

Ausência de período após deixar de amamentar

O período do pós-parto é uma fase de grandes alterações no corpo de uma mulher. Estas alterações têm efeitos visíveis, tanto a nível físico como mental e uma duração e gravidade igualmente variáveis, dependendo das pessoas. A menstruação após o parto é irregular. Os níveis das hormonas estrogénio e progesterona diminuem de forma brusca nas horas seguintes ao parto. Esta diminuição pode desencadear uma depressão, da mesma forma que alterações hormonais a uma escala muito menor, por vezes, causam mudanças de humor pré-menstruais. Se os sintomas durarem mais do que duas semanas, não hesites em contactar um especialista para descartar uma depressão pós-parto.

Devo deixar de amamentar se quiser engravidar?

Convém sempre evitar a tentativa de uma nova gravidez até decorrerem, no mínimo, três meses após o parto. No caso de uma cesariana, este prazo será de um ano, pelo menos. Conforme comentamos anteriormente, é possível ocorrer uma gravidez durante a amamentação sem teres tido a menstruação após o parto, embora haja maior probabilidade de isso acontecer quando deixas de amamentar e a ovulação e a menstruação pós-parto irregular voltam à normalidade.

Quando é que se tem as maiores probabilidades de engravidar?

De um modo geral, existem seis dias por mês em que ocorrem as condições ideais para a conceção: cinco dias antes da ovulação e o dia em que o óvulo é libertado. Como a ovulação ocorre entre 12 e 16 dias antes do início da menstruação, este é o melhor momento - entre os dias 11 e 21 do ciclo - para engravidar. Uma vez libertado, o óvulo sobrevive apenas 12 a 24 horas, pelo que existe uma pequena janela de tempo para ser fecundado. O início do período indica normalmente que a fecundação não aconteceu. Ao mesmo tempo, o corpo recebe um sinal para não libertar mais óvulos até que o ciclo esteja completo.

Contudo, as mulheres com ciclos mais curtos irão ovular mais cedo, pelo que as hipóteses de conceberem na semana do seu período anterior são maiores. Lembra-te que os espermatozoides podem viver três a cinco dias após entrarem no corpo da mulher, por isso se encontrarem um óvulo durante este período de tempo, podem dar início a uma gravidez.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: