Acabo de ter um bebé. Quando terei a primeira menstruação após o parto?
É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.
Fui mãe há duas semanas e ainda tenho muitas perdas. É normal?
As perdas no pós-parto imediato duram, habitualmente, entre 8 e 15 dias e vão diminuindo a cada dia que passa. Ainda assim, perdas escuras e ligeiras (lóquios) podem durar até 6 semanas. Se as perdas continuarem a ser tão fortes como nos primeiros dias, convém ires ao ginecologista. Até passar a consulta da quarentena, o uso de tampões não é aconselhável.
Sempre tive muitas dores menstruais e gostava de saber se vou continuar a ter depois do parto.
A maioria das mulheres sentem uma melhoria nos períodos dolorosos depois de darem à luz. Muitas vezes, os períodos irregulares também melhoram.
Tive muitas perdas no pós-parto e a primeira menstruação após o parto foi forte. Sinto-me esgotada. O que é que posso fazer?
Muitas mulheres têm anemia durante a gravidez ou, por vezes, a anemia começa no pós-parto devido às perdas depois de darem à luz. A maternidade recente é uma etapa que exige muito da nova mãe e nem sempre é fácil manter o ritmo. Se te sentires mais cansada do que o normal, é provável que estejas anémica. Consulta o teu ginecologista para que te recomende um suplemento de ferro. Para que o ferro seja corretamente absorvido, convém ingeri-lo em jejum com um sumo de laranja e não deves misturá-lo com produtos lácteos.
Ainda não tive a primeira menstruação após o parto, mas tenho que usar pensos higiénicos porque, às vezes, tenho pequenas fugas de xixi. O que é que posso fazer?
Todos os músculos da zona pélvica foram sujeitos a muita pressão nas últimas semanas da gravidez e, sobretudo, durante o parto, pelo que perderam o seu tónus habitual. Um bom exercício que podes experimentar fazer na casa de banho, e que te pode ajudar a recuperar o tónus, consiste em tentar deter o jato do xixi várias vezes enquanto urinas. Quando tiveres alguma prática, podes fazer estas mesmas contrações pélvicas de pé em qualquer lugar (por exemplo, enquanto estás na fila do supermercado, no autocarro, etc.).
Há seis meses que estou a amamentar e agora quero deixar. Posso continuar a tomar o mesmo contracetivo oral que me receitaram na consulta da quarentena?
Na consulta da quarentena, se estavas a amamentar, devem-te ter receitado uma pílula com uma dosagem de hormonas muito baixa (apenas progesterona). Estas são suficientes durante o aleitamento, mas quando deixares de amamentar, precisarás de uma dose maior de hormonas combinadas (estrogénio e progesterona) para uma ação anticoncecional eficaz. Pode-se fazer a transição sem qualquer problema. Pede ao ginecologista para te receitar uma nova pílula e para te explicar a melhor forma de deixares de amamentar. Na maioria das mulheres, o leite acaba por secar após a redução gradual das tomas, mas, excecionalmente, é necessária medicação para cortar a subida de leite. Quando terminares a última caixa de pílulas de baixa dosagem, começa a tomar a nova. É aconselhável usar preservativos para assegurar a ação anticoncecional se passarem vários dias entre o fim da amamentação e o início da toma da pílula normal. Quando a primeira caixa destas novas pílulas terminar, já poderás deixar de usar os preservativos.
Ouvi dizer que não se tem o período quando se está a amamentar, mas eu tive perdas de sangue durante a amamentação, todos os meses. Ter a menstruação na amamentação é normal?
Não é habitual ter a menstruação durante a amamentação, de forma regular, mas também não constitui um problema. Da mesma forma que nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas durante a gravidez (náuseas, inchaço de membros, etc.), sem que, por isso, deixem de ser consideradas gravidezes normais, também as circunstâncias podem variar durante o período do aleitamento.
Não tive a menstruação durante a amamentação, mas o período não me vem. Sinto-me muito deprimida e desanimada. O que é que se passa comigo?
O período do pós-parto é uma fase de grandes alterações no corpo de uma mulher. Estas alterações têm efeitos visíveis, tanto a nível físico como mental e uma duração e gravidade igualmente variáveis, dependendo das pessoas. A menstruação após o parto é irregular. Os níveis das hormonas estrogénio e progesterona diminuem de forma brusca nas horas seguintes ao parto. Esta diminuição pode desencadear uma depressão, da mesma forma que alterações hormonais a uma escala muito menor, por vezes, causam mudanças de humor pré-menstruais. Se os sintomas durarem mais do que duas semanas, não hesites em contactar um especialista para descartar uma depressão pós-parto.
Estou a amamentar e não tenho o período. Queremos ter outro bebé muito em breve porque estou quase com quarenta anos. Posso engravidar sem que me tenha vindo nenhum período ou deveria deixar primeiro de amamentar?
Convém sempre evitar a tentativa de uma nova gravidez até decorrerem, no mínimo, três meses após o parto. No caso de uma cesariana, este prazo será de um ano, pelo menos. Conforme comentamos anteriormente, é possível ocorrer uma gravidez durante a amamentação sem teres tido a menstruação após o parto, embora haja maior probabilidade de isso acontecer quando deixas de amamentar e a ovulação e a menstruação pós-parto irregular voltam à normalidade.
Ainda não fui à consulta da quarentena e acaba de me vir o primeiro período. Como o meu bebé nasceu por cesariana, posso usar tampões?
Quer o parto tenha sido vaginal ou por cesariana, não convém introduzires nada na vagina até seres examinada pelo ginecologista 5 a 6 semanas após o parto, para descartar a existência de qualquer lesão ou anomalia interna.