1 Como é que sei quanto é que é normal?
De um modo geral, ter um fluxo intenso é perfeitamente normal. Muitas mulheres têm frequentemente dias de fluxo abundante e algumas dores durante o período.
Uma das principais razões para um período abundante é o ciclo hormonal natural. A menstruação é causada por uma série de hormonas (substâncias químicas naturais produzidas pelo organismo). Estas hormonas - principalmente a progesterona e o estrogénio - determinam igualmente a intensidade do fluxo menstrual. O fluxo menstrual é geralmente mais abundante e intenso durante o primeiro ou os dois primeiros dias da menstruação, mas depois vai diminuindo gradualmente ao longo do período.
As menstruações abundantes podem também dever-se a mudanças na tua rotina ao longo dos últimos meses. Por vezes, basta pensares e ver se mudaste alguma coisa na tua vida para compreender a intensidade do teu fluxo menstrual.
Coisas como uma perda ou um aumento drástico de peso, um regime de exercício físico extremo, uma mudança na dieta, problemas de saúde, ou até mesmo o stress, podem desencadear alterações hormonais que irão causar períodos abundantes.
2 Como é que posso saber se o meu período é demasiado abundante?
É bom que estejas atenta aos sinais que indicam que o teu período é muito mais intenso do que o normal.
Quais são os sintomas de uma menstruação abundante? Entre os sintomas de um período abundante contam-se um fluxo mais intenso do que o normal, um período menstrual mais longo do que o habitual (mais de uma semana de duração) e dores fortes e intensas. Também podes sentir-te muito cansada, fraca, exausta e sem energia para fazeres o teu desporto preferido.
Podes igualmente detetar menstruações anormalmente abundantes se sentes que tens de mudar o penso higiénico com mais frequência do que o habitual.
3 Quando é que devo ir ao médico?
Convém não ignorares as menstruações extremamente abundantes que interferem com o teu ritmo de vida habitual. Se notares que o teu fluxo menstrual é copioso ou que o teu período é anormalmente intenso, pode ser um indício de menorragia ou "períodos abundantes".
Estes são alguns dos sintomas de uma menstruação abundante que podem ser indicativos de que tens menorragia:
- Ensopas um penso higiénico ou um tampão a cada hora, durante mais de duas horas seguidas.
- Notas sangramento repentino e excessivo.
- Sangras durante uma semana ou mais.
- Precisas de acordar a meio da noite para mudar o penso.
A menorragia é geralmente causada por uma doença subjacente que pode ser tratada pelo teu médico. Portanto, se pensas que tens menorragia, marca uma consulta. Conhecer algumas das causas dos períodos menstruais muito intensos pode facilitar-te a consulta com o teu médico. Algumas das razões para se ter um fluxo menstrual muito intenso que o teu médico poderá discutir contigo incluem as seguintes:
- Distúrbios hemorrágicos hereditários.
- Fibromas uterinos, tumores não cancerosos no útero.
- Pólipos, pequenos tumores benignos no revestimento do útero.
- Determinados medicamentos.
Lembra-te de ir preparada para a consulta
O médico vai querer saber quando te começa e termina o período, quantos pensos ou tampões usas num dia, se os ensopas e como te sentes quando estás com o período (ou seja, quais são os teus sintomas).
Podes tomar nota de tudo isso no teu telemóvel e assim não te esquecerás de nada quando fores ao médico.