Saltar al contenido principal

É normal ter desejos antes e durante o período?

Resumindo, sim, é. Como sempre, podes agradecê-lo às tuas hormonas. A tensão pré-menstrual apresenta mais de 150 sintomas diferentes, sendo os desejos por comida durante o período um dos mais frequentes. Enquanto 85% das mulheres afirmam ter sintomas da tensão pré-menstrual, 97% delas têm desejos de comida, que se tornam mais fortes pouco antes do início do período.

Por que motivo é que se tem desejos durante o período e por determinados alimentos em particular? As oscilações hormonais afetam os neurotransmissores, geralmente no momento em que o óvulo é libertado durante a ovulação. O teu corpo anseia por hidratos de carbono, gorduras e doces, por isso recorres a estas alimentos e petiscos de elevado teor calórico.

Trata-se de uma tentativa de aumentar os baixos níveis de serotonina que o corpo produz nesta altura. Estas hormonas do bem-estar são também necessárias para combater as mudanças de humor que te fazem sentir triste nesta altura do mês.

A alteração dos níveis de estrogénio e progesterona imediatamente antes da menstruação pode fazer com que nos apeteçam mais hidratos de carbono e açúcar. Para além das razões mencionadas acima, alguns investigadores acreditam que os péptidos opioides endógenos que controlam o apetite estão mais ativos durante a TPM. A ligação entre os níveis de estrogénio, insulina e açúcar no sangue afeta igualmente os desejos por comida, com o subsequente aumento de peso. A diminuição dos níveis de estrogénio, durante o período anterior à menstruação, pode imitar o impacto da menopausa, causando um aumento da resistência à insulina e dos níveis de açúcar no sangue. O corpo tenta forçar a entrada de açúcar nas células onde a energia é necessária. Isto, por sua vez, pode ter um impacto secundário no apetite, na ingestão de alimentos e no aumento de peso, em especial à volta da cintura. Agora já sabes por que é que algumas mulheres sofrem flutuações de peso durante o seu ciclo menstrual.

Comer com regularidade - ou petiscar - também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, para que possas manter o equilíbrio durante esta fase.

Os desejos de comida são apenas um sintoma da tensão pré-menstrual; também te podes sentir irritadiça, ansiosa, tensa ou triste, ou uma combinação de todos estes sintomas num determinado dia.

Mas, por que motivo é que tenho tantos desejos quando estou com o período?

A comida é muito mais do que apenas combustível para o corpo. O apego emocional à comida - devido a lembranças ou altos níveis de açúcar - torna a nossa relação com determinados alimentos mais profunda e mais difícil de quebrar.

Embora possas usar alguns alimentos como muleta emocional, os desejos por outros alimentos podem ser criados nas tuas células e glândulas. Por exemplo, a necessidade de comer chocolate pode ser proveniente de mais do que um simples apego emocional. O forte desejo de consumir alimentos doces é impulsionado pela energia necessária para repor o revestimento do útero e eliminar as toxinas acumuladas durante o mês anterior; daí que os desejos de açúcar e hidratos de carbono têm tendência a ser mais fortes durante o período.

No entanto, as tuas células também necessitam de magnésio nos dias a seguir à ovulação. Como os grãos de cacau contêm elevadas quantidades deste mineral, o desejo de comer chocolate torna-se mais forte. Podes minimizar o teu consumo de calorias optando por chocolate preto em vez de outras variedades, uma vez que contém menos açúcar, ou podes optar pela aveia, vegetais verdes ou um suplemento para obter uma dose mais elevada de magnésio. O magnésio também pode ajudar com as dores do período, obstipação, sono errático, ansiedade ou dores de cabeça.

O melhor mesmo é eliminar os alimentos muito calóricos da tua casa no período que antecede a menstruação; assim, terás mais possibilidades de encontrar um substituto mais saudável sem ficares obcecada com a coisa mais doce que possas encontrar na despensa. Se precisa de uma “injeção” de açúcar, experimenta comer uma peça de fruta doce para compensar.

Depois dos doces, o desejo mais comum é por alimentos salgados. Quando as tuas hormonas flutuam, as tuas glândulas suprarrenais trabalham mais arduamente para as regular. Precisam de mais minerais, como o sal, para manter o ritmo. Para alimentar esta necessidade sem teres de atacar as batatas fritas, utiliza sal marinho para temperar a comida e come marisco ou legumes ricos em água. Fica longe do sal refinado, produtos enlatados e outros alimentos embalados.

É igualmente importante tomar um pequeno-almoço rico em proteínas, como os ovos, para te ajudar a sentir mais satisfeita durante a primeira metade do dia. Segue os sinais do teu corpo e come quando tiveres fome, sem excessos. Se ingerires proteínas e gorduras saudáveis antes da menstruação, será menos provável que te ponhas a devorar comida quando as tuas hormonas oscilarem.

Como é que posso acabar com os desejos do período?

Antes de mais, tem em conta que os desejos acabarão por chegar, por isso tenta reforçar a tua determinação, bem como o teu stock de alternativas saudáveis. Compromete-te a fazer exercício com regularidade, programando tempo com os teus amigos: encontra-te com eles no ginásio ou combina irem dar um passeio, mas fica longe da cozinha e da despensa.

Aqui tens alguns conselhos que te ajudarão a lidar com os desejos:

  • Comer proteínas magras irá deixar-te mais saciada, estabilizará os níveis de açúcar no sangue e favorecerá a produção e a resistência à insulina.
  • Come mais hidratos de carbono complexos, tais como alimentos que contenham farinha integral, cereais integrais, arroz integral, cevada, feijão e lentilhas, para te sentires mais cheia e deixar assim menos espaço para a comida de plástico.
  • Reduz o consumo de hidratos de carbono refinados, gorduras, sal e açúcar. Comer, mesmo que seja uma pequena quantidade, apenas faz com que te apeteça comer mais e muitas vezes leva-te a comer em excesso.
  • Bebe menos cafeína e álcool, que também te podem levar pelo mau caminho.
  • Come mais vegetais de folhas verdes e laticínios para aumentar a tua ingestão de cálcio e reequilibrar os níveis de serotonina. Também podes falar com o teu médico caso necessites de suplementos.
  • Toma suplementos de vitamina B, como B6, tiamina e riboflavina, para aliviar os sintomas. Uma dose de vitamina D fará com que te sintas melhor, quer a obtenhas de um comprimido, 15 minutos de luz solar ou de um prato de cogumelos. Também ficou provado que a vitamina E reduz os desejos. Consulta o teu médico para que te aconselhe sobre as melhores opções para a tua saúde.

Com o período não é a melhor altura para ver aquela série super triste na Netflix, que apenas te faz ter mais vontade de comer doces. Algumas séries e filmes, pelo seu conteúdo, podem fazer-nos recorrer a alimentos pouco saudáveis enquanto os vemos, por isso tenta manter-te afastada dessas influências nesta altura do mês.

Beber seis a dez copos de água por dia também ajudará a fazer fluir os minerais para onde eles são necessários, por isso, que dizes a um copinho com água?

Termos de responsabilidade: As informações apresentadas têm por objetivo dar resposta a algumas das tuas perguntas ou preocupações. No entanto, se estás preocupada com a tua saúde, fala com o teu médico de família ou com o teu ginecologista para obteres aconselhamento médico profissional.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: