Saltar al contenido principal

Causas da incontinência urinária

As causas mais comuns da incontinência urinária são as seguintes:

  • Um parto natural longo e complicado ou uma cesariana.
  • A idade: os músculos da bexiga perdem elasticidade com o passar do tempo.
  • Doenças do sistema nervoso (incluindo as doenças de Parkinson e Alzheimer).
  • Lesões na coluna vertebral ou na espinal medula.

Sintomas da incontinência urinária

Os sintomas da incontinência urinária podem notar-se com toda a facilidade. Começam normalmente com a sensação de que a uretra está a funcionar, embora nem sempre isso aconteça; por exemplo, tem-se uma pequena perda de urina mesmo quando não se realiza nenhuma atividade física. Posteriormente, a situação agrava-se: há perdas involuntárias de urina ao espirrar, tossir, fazer exercício ou durante qualquer outra forma de esforço físico. Podem até aparecer quando te ris. Todos estes sintomas de incontinência são bastante desconfortáveis, em especial durante reuniões de negócios ou eventos em que não se pode ir à casa de banho com tanta frequência.

Tens incontinência urinária? Fala com o teu médico

Por vezes, o medo e a vergonha das manchas de urina na roupa são tão grandes que há mulheres que preferem nem sequer sair de casa. Porém, existem milhares de maneiras de controlar os sintomas da incontinência urinária sintomas da incontinência urinária. Pode ser que até te sintas demasiado embaraçada para falar do assunto ou pensar que não há opções de tratamento, mas fala com o teu médico, que é a pessoa indicada para te ajudar a encontrar uma solução e melhorar a tua qualidade de vida.

O que é que podes esperar?

Pode-te parecer estranho falar da incontinência urinária assim sem mais nem menos. Por isso, podes dizer algo do género: "Preciso de ir à casa de banho mais vezes”. Isto fará com que o teu médico te faça mais perguntas e poderás obter respostas sobre a incontinência urinária, os sintomas e como tratá-la. Pode fazer-te perguntas como: "Quando é que repara nas perdas de urina?" e "Com que frequência vai à casa de banho?”. Após estas perguntas, pedir-te-á que te deites e tussas, o que lhe permitirá observar a forma como o teu abdómen se contrai e determinar a estabilidade do teu pavimento pélvico.

Diagnóstico e tratamento para a incontinência urinária

Uma vez terminado o exame, o teu médico dir-te-á se o teu problema é causado ou não pelo enfraquecimento dos músculos e de que tipo de incontinência urinária sofres: se se trata de incontinência de urgência (quando tens uma enorme vontade de urinar e não consegues chegar a tempo à casa de banho), incontinência de esforço (quando perdes urina ao tossir, espirrar ou rir) ou se é incontinência mista (que é uma combinação das duas anteriores).

Falar com o teu médico sobre os sintomas da incontinência urinária irá ajudar-te a encontrar uma solução. Alguns tratamentos naturais para a incontinência urinária tratamentos naturais para a incontinência urinária incluem exercícios para o pavimento pélvico e o treino da bexiga. Também podes optar por tomar medicação; existem muitas soluções e o médico falar-te-á de todas elas. Independentemente da solução que escolheres, podes ter a certeza de que existem produtos para a incontinência que te ajudarão a decidir qual é o tratamento mais adequado para ti.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: