Saltar al contenido principal

Urinar com frequência: com que frequência é demasiado?

Urinar com frequência: com que frequência é demasiado?

Há poucas coisas mais desconfortáveis do que ter de ir à casa de banho milhões de vezes por dia. Mas, urinar com frequência é realmente um problema? De um modo geral, a bexiga possui uma capacidade de conter urina que se situa entre os 400 e os 600 ml. Uma pessoa com uma bexiga saudável vai à casa de banho entre 6 a 8 vezes por dia. Se vês que "tens de ir" mais vezes, poderás estar a perguntar-te por quê. Há muitas causas para teres de ir à casa de banho com tanta frequência e estas são algumas das causas possíveis:

  • É possível que bebas mais do que o habitual
  • Consomes demasiada cafeína, o que tem um efeito diurético
Contudo, a micção frequente pode ser igualmente um sinal indicativo de problemas mais graves, como, por exemplo:
  • Infeções na bexiga
  • Infeções da bexiga hiperativa, um problema muito comum

Com uma bexiga hiperativa, os nervos e os músculos da bexiga contraem-se e sinalizam com demasiada frequência, o que se traduz em viagens frequentes à casa de banho. A tua bexiga "diz-te" que está cheia quando não está, o que é geralmente o resultado de uma lesão nervosa ou muscular na bexiga ou no pavimento pélvico.
A micção frequente é muito comum nas mulheres. Mas como saber se a frequência é normal, em especial se se dever a "bons" hábitos, tais como uma ingestão adequada de líquidos? Algumas regras gerais são as seguintes:

  • Precisas de ir à casa de banho mais vezes do que as outras pessoas. Se vês que tens de ir à casa de banho mais de 6 ou 8 vezes por dia, significa que a frequência é superior à de uma bexiga saudável.
  • Afeta o teu sono. Se a vontade frequente de urinar te impede de dormir um sono seguido e te faz levantar da cama mais de duas vezes por noite, deves consultar um médico para que te examine e descarte ou conclua que sofres, de facto, de bexiga hiperativa.
  • Não consegues aguentar a vontade de urinar. Para além da frequência de micção, uma bexiga hiperativa significa muitas vezes que a vontade de urinar é repentina e difícil de controlar, e pode provocar pequenas perdas de urina.

Embora seja um tema desconfortável, falar sobre este problema com as tuas amigas irá ajudar-te a desabafar e a sentires-te apoiada. A micção frequente é mais comum nas mulheres do que se pensa e podes, inclusivamente, acabar por descobrir que não és a única a sofrer deste problema. Confia nas pessoas que te são próximas, pelo menos ganharás um aliado na tua busca pela casa de banho mais próxima.

Para além do apoio de amigos e familiares, há também uma série de conselhos e sugestões que podes experimentar para combater a tua vontade de urinar com tanta frequência.

  • Opta por uma dieta que seja mais respeitadora da tua bexiga hiperativa.
Evita os alimentos que contenham cafeína, álcool, especiarias picantes, bebidas gaseificadas ou citrinos, uma vez que irritam a bexiga e podem agravar o teu estado.
  • Cria uma agenda
O treino da bexiga pode constituir uma parte importante do teu tratamento. No início, tenta ir à casa de banho a intervalos regulares, quer tenhas vontade ou não. Passado algum tempo, aumenta o tempo entre as pausas para ir à casa de banho; desta forma, estarás a treinar a bexiga para que aguente mais tempo e seja menos ativa. Lembra-te que para que este plano seja eficaz é necessário ir aumentando gradualmente os intervalos de tempo.
  • Bebe água em quantidade suficiente
Embora possa parecer um contrassenso, a ingestão de água em quantidades adequadas é o teu melhor aliado para a tua bexiga hiperativa. Uma quantidade insuficiente de líquidos fará com que a urina fique muito concentrada o que irritará ainda mais a bexiga.
  • Exercício de Kegel para o pavimento pélvico

São também conhecidos como exercícios de Kegel. Estes exercícios são muito úteis para fortalecer os músculos que rodeiam a bexiga e para reter a urina quando surge a vontade de urinar.

  • Medicamentos
Pergunta ao teu médico se a toma de algum medicamento que possa relaxar os músculos da bexiga é uma boa opção para ti.
  • Adota medidas de proteção
Os protegeslips, os pensos e a roupa interior especificamente concebidos para a incontinência proporcionam-te conforto e proteção para aqueles momentos em que não consegues chegar a tempo à casa de banho, por muito que tentes. Mas nem todos os pensos nem toda a roupa interior são iguais. Enquanto alguns foram concebidos para a incontinência urinária, outros não. Algumas mulheres sentem-se desconfortáveis em ter de comprar produtos para a incontinência, pelo que optam por usar pensos higiénicos, que não foram concebidos para absorver a urina, podendo deixar uma sensação de humidade.

Os protegeslips, os pensos e a roupa interior para a incontinência urinária foram concebidos de forma diferente. Nos produtos AUSONIA DISCREET, o seu núcleo superabsorvente transforma o líquido em gel e neutraliza os odores; além disso, são finos, confortáveis e mantêm-se sempre no lugar, para que possas passar o teu dia com toda a confiança e concentrar-te nas coisas de que mais gostas de fazer sem preocupações.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: