
Incontinência de esforço
Causa: enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.
Quantidade: geralmente, umas gotas. Pode piorar com o passar dos anos.
Afeta: principalmente, mulheres.
É a perda involuntária de urina associada a um esforço físico que provoca um aumento da pressão abdominal (tossir, rir, correr, andar, mudanças de postura e, inclusive, no momento do coito).
O volume de perdas de urina envolvido é, normalmente, pequeno (gotas), embora possa ser variável, assim como piorar com o tempo.
Entre os vários tipos de incontinência urinária, este é o mais comum entre as mulheres e estima-se que constitua metade de todos os casos de incontinência urinária.
Ocorre quando a pressão no interior da bexiga excede a pressão da uretra, como consequência de uma falha dos mecanismos de sustentação da uretra ou porque as paredes da uretra não fecham totalmente.
Na maioria dos casos, deve-se ao enfraquecimento dos músculos.
Incontinência urinária de urgência
Causa: a bexiga contrai-se quando não deve.
Quantidade: o volume de perdas e a frequência são maiores do que na incontinência de esforço.
Afeta: principalmente, idosos.
É a perda involuntária de urina associada a uma forte vontade de urinar denominada “urgência”. Ocorre quando alguém sente uma forte vontade de urinar, mas não consegue controlar a saída da urina antes de chegar à casa de banho. Neste tipo de incontinência urinária de urgência, a bexiga é hiperativa, por isso, a frequência de micções aumenta. O volume e a frequência das perdas de urina são, normalmente, variáveis e, em todo o caso, maiores do que na incontinência urinária de esforço.
A incontinência urinária de urgência é mais comum nos homens e nas mulheres de idade avançada, embora possa ocorrer em qualquer idade. Este é também um dos tipos de incontinência urinária mais frequente nas pessoas que sofrem de doenças como a diabetes, acidentes cardiovasculares, demência, Parkinson e esclerose múltipla; mas também pode ser o indício de outras alterações ou condições (infeções urinárias, prolapso uterino, obstipação, etc.).
A origem encontra-se numa hipersensibilidade da bexiga urinária por contração involuntária do músculo detrusor, que, em condições normais, só o faz quando decidimos urinar voluntariamente.
Incontinência mista
Combina os tipos de incontinência urinária, assumindo uma combinação entre sintomas de incontinência urinária de esforço e de urgência anteriormente descritos.