Com que idade é que se deve ir ao ginecologista pela primeira vez?
Não existe uma idade específica para a primeira ida ao ginecologista, embora seja conveniente que todas as raparigas entre os 13 e os 15 anos de idade, tenham a sua primeira consulta de ginecologia, em especial quando aparecem os primeiros sinais de amadurecimento dos nossos órgãos sexuais e após a vinda da primeira menstruação (menarca).
É muito importante também irmos regularmente ao ginecologista a partir do momento em que iniciamos a nossa primeira relação sexual, em primeiro lugar, para prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino e, em segundo lugar, para esclarecer dúvidas sobre sexualidade e contraceção (métodos contracetivos). Além disso, quer tenhas ou não relações sexuais, qualquer alteração nos teus órgãos genitais ou irregularidade do teu ciclo menstrual ou fluxo vaginal deverá merecer uma ida ao ginecologista.
A minha mãe quer levar-me ao ginecologista pela primeira vez. O que acontece numa consulta de ginecologia?
Normalmente, a primeira consulta de ginecologia é para o médico te conhecer, para ter um historial médico e poder assim preparar a tua próxima consulta. Normalmente a primeira consulta não costuma envolver um exame físico, no entanto, poderá ser necessário fazer um exame consoante a tua idade, se já tiveres tido relações sexuais, se tiveres problemas com a menstruação ou se sentires dor ou sintomas de infeção.
Os exames de uma consulta de ginecologia podem incluir o seguinte:
• Um exame físico geral • Um exame pélvico • Uma citologia • Uma colheita vaginal • Uma ecografia pélvica
Na minha primeira consulta de ginecologia, o ginecologista disse que me vai fazer um exame pélvico. O que é? Dói?
Um exame pélvico é um exame completo dos órgãos reprodutores para descartar problemas. É constituído por três partes:
• Exame da parte exterior dos genitais ou a vulva.
• Um exame interior com um espéculo (um dispositivo que ajuda a abrir as paredes da vagina para poder ver corretamente o colo do útero).
• Um exame manual com luvas para palpar os órgãos internos.
Consoante o caso e se ainda fores muito nova, provavelmente só será necessária uma ou duas partes.
Tenta relaxar se esta for a tua primeira consulta de ginecologia. Se estiveres tensa, é natural que sintas pressão ou mal-estar: se estiveres relaxada, o exame pélvico não costuma doer. Se nunca tiveste relações, o ginecologista deverá utilizar um espéculo especial para que sintas o mínimo de desconforto possível.
Já ouvi falar da citologia, mas o que é exatamente e para que serve?
A citologia é um exame, feito durante a consulta ginecológica, concebido para detetar células anormais (pré-cancerígenas) no colo (ou parte inferior do útero) e infeções. É feito na mesma posição que o exame pélvico e com um espéculo. Introduz-se uma pequena escova para recolher células, que são depois enviadas para o laboratório para serem estudadas. Se esta é a tua primeira consulta no ginecologista, fica a saber que este exame também não dói.
Posso perder a virgindade com os exames ginecológicos?
Esta é uma dúvida frequente, especialmente durante a tua primeira consulta de ginecologia. Os exames pélvicos NÃO implicam a perda da virgindade. As membranas que rodeiam a abertura da vagina, o hímen, já estão abertas para permitir a saída do fluxo menstrual quando se inicia a puberdade. O espéculo que se utiliza também é conhecido por "bico de pato", devido ao seu formato. Tal como o bico de um pato, é muito fino quando está fechado (ao ser introduzido na vagina) e a parte que fica na abertura estreita da vagina mal abre. As abas, sim, abrem-se no interior, para que o ginecologista consiga ver bem o colo do útero. Mas como as paredes vaginais são muito elásticas, não sentirás dor, desde que relaxes e não comeces a fazer força para baixo.
Será que o ginecologista me vai examinar os seios na primeira consulta ginecológica? Porque é que o fazem?
Conforme comentámos, normalmente, na primeira consulta de ginecologia não se faz qualquer exame físico. No entanto, se tiveres alguma dúvida sobre a forma ou o desenvolvimento dos teus seios, podes comentar o facto com o ginecologista, que os observará para verificar se está tudo bem e, assim, ficarás tranquila.
Um exame mamário é uma rotina comum de um check-up ginecológico completo. Embora o cancro da mama seja pouco comum entre as jovens, durante a consulta ginecológica, é importante que o teu ginecologista localize nódulos anormais associados a condições benignas, tais como fibroadenomas ou mastopatia fibroquística. O exame mamário também é importante para tranquilizar as jovens, uma vez que a observação de pequenas irregularidades e assimetrias é muito normal durante o desenvolvimento dos seios.
Se notar algo de estranho, quando é que devo começar a preocupar-me?
Deves marcar uma consulta com o ginecologista o quanto antes se notares algum, ou alguns, dos seguintes sintomas:
- Dor aguda na zona pélvica.
- Dores menstruais fortes e intensas.
- Períodos irregulares mais de dois anos após o início da menstruação.
- Dor na zona vaginal, ou inchaço, ardor ou fluxo anormal.
- Sangue na urina.
- Achas que poderás estar grávida (por exemplo, se tiveste relações e não te veio o período quando deveria).
- Tens sintomas de uma possível doença sexualmente transmissível (por exemplo, sensação de ardor ou comichão ou um fluxo vaginal com mau odor).
Sinto comichão em baixo, mas não estive com nenhum rapaz. Mesmo assim, é possível ter uma infeção?
Sim. Uma das infeções mais comuns é a de fungos genitais. Pode apanhar-se por estares com o fato de banho molhado durante muito tempo, por usares cuecas de fibra artificial ou depois de tomar antibióticos. Não é preciso haver um contacto sexual. Marca uma consulta de ginecologia para que o médico verifique o que se passa e para que te possa dar algo para curar e aliviar a comichão.
Para tal, é possível que tenha de observar a zona afetada e talvez fazer uma colheita, que consiste simplesmente em recolher uma pequena amostra do fluxo com um cotonete, que depois é enviado para o laboratório para que verifiquem se existe infeção e de que tipo.
Pensava que só as grávidas é que faziam ecografias. Por que razão eu tenho de fazer uma?
Feita durante a consulta de ginecologia, a ecografia permite ao ginecologista ver todos os órgãos pélvicos internos. É muito útil para descartar quistos dos ovários, malformações do útero ou outros problemas. Consoante a idade da paciente, pode-se fazer perfeitamente com uma sonda vaginal (permite uma melhor imagem) ou sobre a barriga (a paciente deve ter a bexiga cheia). É normal fazer uma ecografia em caso de dor pélvica persistente, se houver suspeita de algum problema, e como controlo no primeiro check-up para "conhecer" a anatomia interna da paciente.
E a confidencialidade? Tenho medo de falar com o ginecologista, não vá ele contar aos meus pais sobre coisas que eu não quero que saibam
Se estás preocupada com a confidencialidade, deverás comentar o teu receio com o ginecologista ANTES de responderes às perguntas que ele te vai colocar... O teu médico também deverá comentar o tema da confidencialidade com os teus pais. Embora o médico queira respeitar a tua confidencialidade, também pode sentir-se obrigado a proteger-te, caso detete comportamentos de alto risco que possam representar um perigo sério para a tua saúde. O melhor é debater o assunto em conjunto com os teus pais, durante a consulta de ginecologia, ou o médico pode optar por falar em separado com cada um.