Saltar al contenido principal

Por que é que é importante fazer um autoexame da mama?

Se fizeres desta prática um hábito, ficarás a conhecer os teus seios melhor do que ninguém. E assim, se notares alguma alteração ou algo fora do vulgar, saberás de imediato.

Quando é se deve fazer um autoexame da mama?

Deves fazer o autoexame das mamas uma vez por mês, todos os meses, após o período menstrual, para que haja menos sensibilidade e inchaço. Após alguns meses de autoexame, ficarás a conhecer os teus seios ao pormenor. É uma boa ideia contares ao teu médico como é que fazes o autoexame para teres a certeza de que o estás a fazer corretamente. E lembra-te: se sentires um nódulo ou algo anormal, não fiques à espera que desapareça. Fale imediatamente com a tua mãe ou com o teu médico.

Como fazer o autoexame da mama

1. Observa-as

De pé, sob uma luz em que possas ver bem, nua da cintura para cima e em frente ao espelho, observa os teus seios. Notas alguma diferença entre o formato, tamanho e aparência das duas mamas? Um mamilo virado para dentro, a pele parece estar inflamada, avermelhada ou com aspeto de casca de laranja? Em seguida, coloca as mãos nas ancas e empurra para baixo com os braços enquanto espetas o peito para fora. Vês alguma coisa fora do vulgar? As mamas devem ter o mesmo aspeto, sem alterações na pele nem “covinhas”. Aperta suavemente cada mamilo e observa se liberta alguma secreção ou corrimento - uma secreção clara é normal, mas se notares mais alguma coisa, diz à tua mãe.

2. Utiliza os teus dedos

Deita-te de costas (em posição horizontal) com uma almofada por baixo do ombro esquerdo e o braço esquerdo debaixo da cabeça, a apoiar a nuca. Imagina que a tua mama esquerda é o mostrador de um relógio, com círculos concêntricos, um dentro do outro (como uma espiral ou os anéis à volta de Saturno). Com a tua mão DIREITA começa o exame na posição das 12:00 horas, no "anel" mais exterior (o maior) da tua mama. "Anda” com os dedos no sentido dos ponteiros do relógio à volta desse círculo exterior até chegares à parte superior. Em seguida, move os dedos para dentro, cerca de dois centímetros, em direção ao mamilo e faz a mesma coisa à volta do "anel" mais pequeno seguinte. Continua assim até teres examinado todo o tecido mamário e também a zona do mamilo. Não te esqueças de sondar um pouco mais, fazendo mais círculos suaves debaixo da axila, porque o tecido mamário estende-se para cima debaixo da axila. Além disso, se tens seios maiores, poderás ter de aplicar uma pressão leve e outra forte durante o autoexame para te assegurares que examinaste todo o tecido mamário.

3. Troca de lado

Agora troca de lado e repete. E já está feito! É só isto! O teu trabalho de autoexame da mama será complementado por check-ups no consultório do teu médico. Entretanto, informa a tua mãe e o teu médico se notares qualquer alteração ou se tiveres qualquer preocupação, para que se possa fazer um acompanhamento com mais exames. O autoexame é recomendado para que conheças as tuas mamas e possas identificar se existem problemas, mas o mais importante é consultares o teu médico para te passar a receita e fazeres os exames necessários.

Tens alguma dica para te lembrar de fazeres o teu autoexame mensal?

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: