
Adolescentes rápidos e lentos
Alguns adolescentes entram na puberdade muito cedo, outros muito tarde. Isso é fácil de observar em grupos de adolescentes de 12 e 13 anos, onde se nota uma grande variedade de formas e alturas. É normal. Quando o desenvolvimento termina, a diferença entre todos é muito menor. O crescimento na puberdade é diferente para todos.
As comparações entre adolescentes e as opiniões de outras pessoas influenciam imenso a forma como os adolescentes se veem a si mesmos e sobre o que é a puberdade.
Para os que têm um desenvolvimento precoce, as alterações representam uma vantagem, mas, para os que se desenvolvem mais tarde, a ausência de alterações pode ser um problema. Muitos têm medo do que é a puberdade.
Os adolescentes com desenvolvimento precoce parecem mais velhos do que o que são. Em consequência, são normalmente tratados como se tivessem que ser mais responsáveis. É-lhes mais fácil competir e ganhar em desportos, a sua autoestima é, de um modo geral, mais alta, e é comum serem mais populares entre os colegas.
Os rapazes não têm grandes problemas com as raparigas, já que o seu desenvolvimento precoce se equipara à sua grande maioria da mesma idade. No entanto, o desenvolvimento precoce das raparigas pode ser sexualmente provocante, o que pode causar algum mal-estar.
Os adolescentes com desenvolvimento tardio parecem mais novos do que o que são. É muito provável que os colegas façam pouco deles e que os adultos não os levem tão a sério.
Para as raparigas esta diferença de crescimento na puberdade não é tão má como para os rapazes, já que, neste caso, elas se equiparam à maioria dos rapazes da mesma idade. Por outro lado, o desenvolvimento do peito e o início da menstruação preocupa-as, em particular se existirem pressões por parte de colegas aparentemente mais desenvolvidas. Os rapazes que demoram mais a desenvolver-se parecem ser os que maiores pressões sofrem do seu meio, o que diminui a sua autoconfiança.
O desenvolvimento das raparigas
As primeiras alterações da puberdade nas meninas observam-se, de uma forma geral, nas ancas, que alargam, e na silhueta, que começa a arredondar devido à formação de uma fina camada adiposa sob a pele. A cútis e o pelo podem tornar-se mais oleosos devido ao facto das glândulas sebáceas aumentarem a sua atividade. Pode aparecer a acne.
A puberdade nas meninas faz com que os peitos começam a mudar. Muitas vezes os mamilos tornam-se maiores e sobressaem mais. A auréola de pele circundante pode tornar-se mais grossa e escura e, em alguns casos, aparecem alguns pelos. Podem passar entre três e quatro anos até o peito atingir o seu desenvolvimento, podendo crescer de forma assimétrica.
Nesta fase é frequente encontrar etapas de crescimento rápido, pode-se crescer até dez centímetros num ano. Tal pode provocar algum incómodo e, inclusive, atrapalhar até que a pessoa se habitue à nova estatura.
O pelo púbico começa a crescer fraco e fino, no início. Gradualmente escurece, torna-se mais grosso e enriçado. Estende-se sobre a zona do púbis e para trás entre as pernas e, frequentemente, até aos joelhos. O clitóris e os lábios menores crescem. Estes lábios podem ser de diferentes tamanhos e sobressair dos lábios maiores. Também cresce o pelo do corpo: nas axilas, pernas e braços.
A puberdade feminina também é marcada pela primeira menstruação. Pode surgir inesperadamente ou chegar precedida de vários dias de distúrbios abdominais. As dores de cabeça e a irritabilidade acompanham frequentemente as alterações hormonais. Geralmente a menstruação começa cerca de dois anos após o início do desenvolvimento do peito e do aparecimento do pelo púbico.
O desenvolvimento dos rapazes
As primeiras alterações observam-se no aumento do tamanho dos testículos e no aparecimento do pelo púbico. Os testículos podem crescer de forma assimétrica e é perfeitamente normal que um fique mais descaído que o outro. A zona que rodeia o mamilo pode aumentar de tamanho e escurecer, podendo ocorrer uma inflamação temporária benigna nesta zona.
Posteriormente, os rapazes começam a ganhar peso e musculatura, em especial à volta dos ombros. O pénis cresce rapidamente, apresentando ereções cada vez mais frequentes que podem acontecer por diferentes tipos de excitação, não exclusivamente sexuais. Nesta fase, os rapazes preocupam-se com o tamanho do seu pénis. É útil saber que todos os pénis têm um tamanho bastante parecido.
Neste período os rapazes crescem rapidamente. O pelo da cara, das axilas, à volta do pénis e dos testículos fica mais espesso. As glândulas sebáceas da pele produzem mais gordura, pelo que pode aparecer acne na cara, pescoço, peito e costas.
Nesta fase os rapazes têm as primeiras ejaculações, que geralmente ocorrem durante o sono.
Aparece lentamente mais penugem na zona da barba, pernas, peito e também nas costas. A espessura do pelo e a extensão das zonas que cobre não é sinal de virilidade, sendo normal muitos rapazes apresentarem pouca penugem no corpo.
Sou uma rapariga de treze anos e tenho um peito de tamanho diferente do outro. É normal?
É claro que pode ser totalmente normal, já que é muito frequente no desenvolvimento de ambos os peitos o crescimento ser assimétrico, isto é, que um se vá desenvolvendo antes do outro. É algo que normal na puberdade feminina. Uma curiosidade acrescida é que as raparigas destras normalmente iniciam o desenvolvimento do peito direito antes que o do esquerdo e vice-versa. Mais tarde ambos os peitos ficam iguais, ainda que lentamente, em busca de uma simetria adequada.
Sou uma rapariga de catorze anos e ainda não me veio a menstruação. O que devo fazer?
Evidentemente, se o teu desenvolvimento foi normal até aos teus catorze anos, o mais provável é que seja totalmente normal o que se passa contigo. Seria útil perguntares à tua mãe quando é que ela teve a menstruação, porque o mais provável é ela também ter sido um pouco tardia. No entanto, é sempre útil consultares o ginecologista para que te dê uma opinião; convém saberes que ainda tens um ano pela frente e, por conseguinte, não deixa de ser tudo completamente normal; tardio, mas normal.
Sou uma rapariga baixinha de doze anos que gostaria de crescer mais. Só meço 1,38 cm e os meus pais são os dois muito baixos. O que devo fazer? O aparecimento da menstruação poderia atrasar-se, já que me disseram que com o período se deixa de crescer?
Antes de mais, devias consultar o teu pediatra, que avaliará através de exames em que fase do desenvolvimento te encontras. Os teus pais são baixos, mas isso não justifica que forçosamente tenhas de o ser.
Sou um rapaz com muita penugem no corpo e sinto-me diferente, pelo que evito ir ao balneário ou à praia tomar banho. Será que sou normal?
Claro que sim, a penugem pode aparecer com diferente intensidade no corpo masculino. É possível, inclusive, que sejas parecido com o teu pai ou com algum familiar direto sem saberes. Um conselho: nem sempre é aconselhável a depilação, muito menos se tentares fazê-la tu mesmo, já que podes sem querer estimular o crescimento do pelo. Talvez o melhor é saber que é normal.
Tenho 12 anos e não gosto das minhas pernas nem das minhas ancas. Ou seja, sinto-me como se estivesse a engordar. Como poderia emagrecer esta parte do corpo?
Em primeiro lugar, pensa que o teu corpo está a mudar as formas porque estás a tornar-te mulher, isso faz parte do crescimento na puberdade. Isto é, tens a sensação de que engordas, mas não é bem assim, são alterações normais que quando ocorrem podem causar preocupação. Todas estas alterações fazem com que fiques com um corpo muito mais bonito.
Sou uma rapariga de 14 anos com um peito pouco desenvolvido. Poderia fazer uma operação?
Ainda és muito jovem e o teu corpo ainda deve mudar. Qualquer intervenção agora seria precipitada, portanto é totalmente desaconselhável fazer uma operação de cirurgia estética aos peitos na tua idade e no teu caso.
Gostaria de saber se existe alguma fórmula para saber se o meu peso é o adequado. Disseram-me que existe um índice que não deve ser ultrapassado, já que se tal acontecer é porque se está demasiado obesa. Até que ponto isto é verdade?
Suponho que te refiras ao índice de massa corporal, que é o resultado da divisão do teu peso em quilogramas pela tua altura ao quadrado, em metros. O resultado deve ser igual ou superior a 20; se for menor é o que precisas de vigiar, pois isso indica que o teu peso é inferior ao adequado pelas tuas características em peso e altura.
Sou uma rapariga de catorze anos com acne. Procuro ter uma boa higiene, remover progressivamente as borbulhas e desinfetar a zona com álcool. Mas elas persistem e tenho a sensação de que a acne piora. O que devo fazer?
Na minha opinião, deves consultar o teu pediatra, que te ajudará a resolver o problema. Para de tirar tu mesma as borbulhas porque a única coisa que fazes é ferir e voltar a infetar a pele. Tens que procurar outra solução que te ajude a curar a acne.
Tenho treze anos e estou muito preocupada com a penugem na minha cara. Cheguei a utilizar cremes da minha mãe sem lhe dizer e também estou a pensar em barbear-me. O que poderei fazer para melhorar o meu aspeto, já que ultimamente até me mandam piadas?
Na puberdade nas meninas também ocorrem alterações, nem sempre desejadas, e, no entanto, normais, e, em muitos casos, temporárias.
Deves deixar de te tratar a ti mesma e consultar o teu pediatra, que te dirá o que deves fazer.
Tenho uma amiga da turma que faz coisas estranhas com a comida: esconde-a e o que come é em quantidades muito pequenas. Parece que ficou sem menstruação e tem obsessão pela magreza. Conheço-a há muito tempo e não sei como lhe dizer, mas penso que tem anorexia. O que me aconselha?
Fala com ela a sós, dá-lhe a tua opinião e oferece-lhe ajuda. Se te ouvir e parecer recetiva, aconselha-a a falar com os pais. Se, pelo contrário, se zangar e não aceitar o que se passa ou se te der desculpas, a melhor forma de ajudá-la é comentares o problema com os pais de uma forma delicada.