Saltar al contenido principal

Tratamentos para fortalecer os músculos do pavimento pélvicoTratamento Fisioterapêutico

São exercícios ativos que combinam técnicas de bioregulação e eletroestimulação, destinados a fortalecer e a contrair os músculos do pavimento pélvico. A realização deste tipo de exercícios para o tratamento da incontinência urinária requer a ajuda de um profissional.

Exercícios de Kegel

São exercícios de contração lenta e rápida do pavimento pélvico para fortalecer as fibras musculares distendidas. Os exercícios de Kegel podem ser feitos em casa e não exigem supervisão médica.

Como realizar os exercícios de Kegel?

Posição: sentada com a zona lombar bem encostada e os antebraços apoiados nas coxas. Também podes fazê-los de pé ou deitada de costas no chão (figuras 2 e 3). Os exercícios de Kegel são um tratamento da incontinência urinária muito recomendado por médicos.

Focalização: os músculos a trabalhar são aqueles que sentimos quando tentamos reter a saída da urina. Contrações:

  • Contrai os músculos do pavimento pélvico e aguenta 5 segundos.
  • Respira suavemente e relaxa durante 5 segundos.
  • Repete em séries de 10 vezes; é recomendável realizar os exercícios, no mínimo, 3 vezes por dia.

Os resultados deste tipo de tratamento para a incontinência urinária começam a fazer-se notar ao fim de 3 meses e a maioria das mulheres melhoram o seu controlo da urina um ano após iniciarem os exercícios.

Tratamento para controlar o hábito da micção

Consiste basicamente na modificação do calendário miccional, juntamente com a correção de alguns hábitos de ingestão de líquidos, com o objetivo de diminuir a frequência das micções, suprimindo as que realmente não são necessárias.

Através de uma série de perguntas feitas pelo médico - sobre as características gerais, a intensidade das fugas, se é necessário usar proteção, etc. - e da realização de um simples calendário (quando ocorrem, com que frequência), descobre-se se existem perdas involuntárias de urina ou algum tipo de problema com a bexiga, e, caso existam, se afetam a vida diária.

Tratamento farmacológico para a incontinência urinária

Este tratamento para a incontinência urinária é especialmente utilizado nos casos da incontinência de urgência e, em todos os casos, devem ser receitados por um especialista. O tratamento farmacológico a seguir depende do tipo de incontinência e da sua causa.

Tratamento cirúrgico para a incontinência urinária

É o tratamento para a incontinência urinária menos utilizado, a que se recorre em último recurso quando os outros tratamentos não tiverem resultado. Baseia-se na realização de intervenções cirúrgicas na bexiga e na uretra. A maioria das técnicas desenvolvidas encontram-se indicadas para a incontinência de esforço.

Uma boa alimentação para ajudar a controlar a incontinência urinária

Existe a tendência para reduzir a ingestão de líquidos quando se têm perdas de urina. Não devemos agir assim, uma vez que os líquidos necessários para o nosso organismo e contribuem para o seu correto funcionamento. No entanto, pode-se reduzir, por exemplo, o consumo de líquidos a partir de meio da tarde (desde que já se tenha bebido aos poucos no resto do dia).

Convém manter um bom ritmo intestinal para evitar a obstipação, fator que pode favorecer o aparecimento de incontinência urinária feminina, devido à distensão da musculatura do pavimento pélvico. Uma dieta rica em fibra, uma alimentação equilibrada e uma correta ingestão de líquidos ajudam a controlar a incontinência urinária.

Alguns conselhos práticos para teres uma boa alimentação:

  • Evita a ingestão excessiva de líquidos: é recomendável beber de manhã e deixar de beber duas horas antes de ir para a cama.
  • Informa-te sobre os alimentos mais diuréticos: alguns alimentos estimulam a função renal, produzindo uma elevada quantidade de urina, daí o seu nome. É importante conhecer estes alimentos para controlar a sua ingestão.
  • Exemplos de alimentos diuréticos: curgete, melão, melancia, espargos, endívias, uvas, nêspera, pêssego, alcachofra, aipo, beringela, couve-flor, cebola, bebidas alcoólicas, excitantes (chá, café, etc.).
  • Controla o consumo de bebidas que contenham álcool ou cafeína. O álcool interfere com os sinais nervosos e pode causar incontinência urinária. O café ou a coca-cola irritam o trato urinário, podendo aumentar a necessidade de urinar.
  • Reduzir o consumo de alimentos picantes, já que podem irritar o aparelho urinário levando a uma maior necessidade de urinar.
  • Tenta comer alimentos pouco gordurosos e pouco calóricos para evitar a obesidade. Os tecidos gordos exercem peso sobre a bexiga e os músculos do pavimento pélvico, que controlam a evacuação, favorecendo a incontinência de esforço. A bexiga vê-se comprimida e torna-se insuficiente para reter a urina, causando incontinência urinária.
  • Controla o excesso de açúcar e alimentos doces, pois podem aumentar o nível de açúcar no sangue e favorecer a necessidade de micção.

Exercício para ajudar a controlar a incontinência urinária

Independentemente da idade, é conveniente praticar exercício diariamente, uma vez que previne o aparecimento de problemas ósseos, obstipação e obesidade. Em muitos casos, a incontinência urinária feminina é provocada pelo enfraquecimento dos músculos pélvicos e o exercício é um bom aliado para ajudar a reduzir estes efeitos.

Não é necessário realizar grandes esforços. Pelo contrário, os exercícios bruscos, como a aeróbica e o step, não são os mais aconselháveis, uma vez que podem favorecer a incontinência. Basta realizar exercícios ligeiros de forma constante, como dar passeios diários.

Alguns hábitos saudáveis que podes realizar diariamente para ajudar a controlar a incontinência urinária:

  • Andar a pé uma hora por dia.
  • Subir as escadas de casa a pé.
  • Exercitar os músculos do pavimento pélvico.

Higiene

A higiene pode constituir um dos cuidados básicos para te ajudar a aliviar a sensação de insegurança originada pelas perdas urinárias. Deve ser realizada as vezes que forem necessárias, desde que não se abuse do sabonete, que poderia ressequir a pele. Para uma maior segurança, é conveniente usar produtos específicos para a higiene, tais como esponjas ou toalhitas húmidas.

Conselhos práticos para ajudar a controlar a incontinência urinária

  • Regula o consumo das bebidas que possuam um forte efeito diurético (café, chá, coca-cola...).
  • Doseia a ingestão de água e de líquidos em geral.
  • Adapta-te a um horário e, antes de saíres de casa, tenta urinar.
  • Pratica exercício físico de forma regular.
  • Aumenta o consumo de alimentos ricos em fibra.
  • Veste roupa confortável.
  • Evita tudo o que dificulte a ida à casa de banho.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: