Saltar al contenido principal

O primeiro período menstrual

O primeiro período chama-se "menarca" e costuma acontecer entre os 10 e os 15 anos de idade, sendo que a idade média no nosso país é de 12 anos. A menarca não aparece até todas as partes do nosso sistema reprodutivo amadurecerem e estarem a funcionar em conjunto.

Regra geral, o primeiro período aparece poucos anos após o início das primeiras alterações hormonais e, normalmente, ocorre dois anos depois de se iniciar o desenvolvimento mamário. O período consiste no desprendimento do endométrio, um tecido irrigado por abundantes vasos sanguíneos que reveste o útero. Este desprendimento ocorre quando o óvulo correspondente a esse ciclo menstrual, e que se encontrava nas trompas de Falópio, não é fecundado por nenhum espermatozoide. Assim, o endométrio, que se preparara para receber o óvulo fecundado, já não é necessário e o corpo expulsa-o, pouco a pouco, juntamente com uma determinada quantidade de sangue, através da vagina. Por vezes acontece que existam restos de período menstrual.

Porque é que não existem 2 períodos menstruais iguais?

Ter o período é algo normal. Dura, normalmente, de 3 a 7 dias, ainda que varie de mulher para mulher e, inclusive, de ciclo para ciclo na mesma mulher. A quantidade de fluxo menstrual que expulsamos também pode variar, embora a quantidade habitual varie entre 50 e 150 ml. O fluxo menstrual varia de um dia para o outro dentro do mesmo ciclo. Regra geral, 70% das perdas ocorrem durante os dois primeiros dias do período e, nos últimos dias, as perdas são menores até desaparecerem; a cor pode ir de carmesim ou vermelho escuro, nos primeiros dias, a castanho, nos últimos. A textura, algumas vezes será mais ou menos espessa e, ocasionalmente, podem aparecer restos de endométrio juntamente com o período, algo parecido com coágulos. É normal e acontece a todas as mulheres, uma vez ou outra. São os chamados restos do período menstrual.

Como é que funciona o período menstrual durante os primeiros anos?

De um modo geral, o período costuma ser irregular durante os primeiros 2 ou 3 anos. É possível que, após o primeiro período, o segundo só apareça vários meses depois ou que apareça duas ou mais vezes no mesmo mês. Um período pode durar 3 dias e o seguinte 7. É normal que exista um ciclo menstrual longo. Tudo isto é normal e acontece a todas. A partir do segundo ano, o período começa a ser regular. Por isso, é aconselhável tomares nota dos teus ciclos menstruais num calendário e fazeres tu própria o acompanhamento do teu ciclo.

Como é o período menstrual para as mulheres com filhos?

De um modo geral, as mulheres de meia-idade e com filhos têm um ciclo menstrual regular. No entanto, mudanças do estilo de vida, uma doença e, inclusive, a atividade física excessiva, podem atrasar o período. Por vezes, o período pode mesmo desaparecer. Chama-se a isto amenorreia. O motivo mais habitual da amenorreia, se anteriormente tinhas períodos regulares, é a gravidez. Uma perda exagerada de peso também pode ser outra possível causa de amenorreia.

À medida que a menopausa se aproxima, os ciclos tornam-se mais irregulares ou menos frequentes. Normalmente, o fluxo menstrual diminui, mas, após um período muito escasso, também pode seguir-se um ciclo menstrual longo com um período abundante. Por vezes, algumas mulheres pensam que já não têm período e, inesperadamente, voltam a tê-lo. Durante esta fase, é muito difícil prever os ciclos e, por conseguinte, há que ter cuidado e não deixar de tomar os contracetivos se não quiseres engravidar.

Sabias que...?

O período é algo absolutamente normal. Trata-se de um processo fisiológico. O conhecimento é a ferramenta mais útil para eliminar os tabus sobre o período. Apesar de ser difícil de acreditar, ainda existem algumas ideias erradas sobre este processo fisiológico. O desconhecimento pode chegar ao ponto de ainda haver quem considere o período como uma doença. É importante saber o que é o período, que é um processo natural e um sintoma de boa saúde.

Alguns mitos antigos sobre o período menstrual

Ao longo dos anos, devido a um desconhecimento absoluto, teceram-se uma infinidade de mitos e crenças relativamente ao que é o período: Nos povos antigos, considerava-se que a mulher estava suja quando menstruava. Inclusivamente, em algumas tribos, separavam-nas dos outros durante esses dias. Entre os egípcios e os hebreus, era um ritual obrigatório a mulher submeter-se a banhos de limpeza especiais no fim de cada período devido aos restos de período menstrual. A Bíblia considera que a mulher era impura durante o seu período menstrual. Inclusive, chegou-se a qualificar de pecaminoso o facto de uma mulher entrar na igreja durante os seus dias de período. Na China antiga estava estabelecido que o sangue menstrual não devia tocar o chão com receio de ofender o espírito da Terra. Plínio (século I D.C.), nos seus escritos, chega a descrever o período como "veneno fatal que corrompe e decompõe a urina, faz perder as sementes da fecundidade, murcha as flores e ervas do jardim" ou "o contacto com o sangue menstrual faz com que o brilho do aço e do marfim desapareçam". Entre os Arapesh (tribo da Nova Guiné), construíam-se cabanas separadas para as mulheres que tinham o período. E entre os antigos gregos, Hera era a deusa responsável pela menstruação.

Algumas falsas crenças que herdámos sobre o que é o período menstrual

Algumas crenças erradas perduram até aos nossos dias, como por exemplo: Não se deve tomar banho ou lavar a cabeça, pois interrompe o período. - Não se deve comer determinados alimentos: leite e derivados, ovos, citrinos como o limão, verduras como os tomates... Não se deve comer alimentos frios.- Não se deve fazer exercício nem praticar desporto nesses dias. Não se deve apanhar sol. Não se deve fazer maionese porque fica talhada.- Se tocarmos numa planta, ela pode murchar. Durante o período menstrual, a mulher não está preparada para ter relações sexuais, porque o corpo está mais sensível e propenso a contrair infeções. - A mulher só pode engravidar quando está a menstruar. - Durante o período não podemos engravidar.- Não se pode visitar o cemitério quando se tem a menstruação. - O ciclo menstrual longo não é normal. - Durante o período, a mulher é impura. Todas estas crenças são falsas! Trata-se de crenças antigas que foram inventadas quando ainda não se sabia muito sobre o funcionamento do corpo da mulher e as mulheres estavam sujeitas às lendas que inventavam acerca delas. Nenhuma destas crenças possui o rigor científico que justifique que seja levada em conta.

Apresentamos-te aqui algumas curiosidades e certezas sobre o período menstrual

  • Os ciclos duram, normalmente, de 21 a 35 dias e o período de 3 a 7 dias. Podem haver ciclos menstruais longos.
  • Uma mulher tem aproximadamente 400 períodos ao longo da sua vida.
  • A ovulação é a altura do mês em que os teus ovários deixam um óvulo ir em direção ao útero.
  • Antes de vir o período, uma mulher pode engordar entre 1 e 3 quilos, devido à retenção de líquidos.
  • Comer alguma coisa entre as refeições pode ajudar a combater o cansaço e a dor de cabeça causados pelo período.
  • Para combater as dores do período, experimenta relaxar o teu corpo e a tua mente fazendo yoga e alongamentos.
  • Para as dores do período, podes massajar o abdómen e aplicar calor.
  • Quando te vem o período, as hormonas oscilam, podendo fazer com que te sintas mais emocional e sensível.
  • Durante o período, a temperatura corporal aumenta, por isso mexes-te mais do que o normal quando dormes.
  • Os teus níveis de ferro podem diminuir quando tens o período, deixando-te um pouco cansada.
  • Começa a dieta na primeira metade do teu ciclo, porque é quando terás menos desejos
  • A meio do ciclo, os níveis de estrogénios fazem com que sintas uma motivação extra.
  • Até meio do ciclo, os estrogénios estão no seu nível mais alto, o que potencia a tua memória.
  • Durante a ovulação, o corpo torna-te, de forma natural, mais bonita.
  • Antes de teres o período, conseguirás expressar muito melhor os teus pensamentos.
  • Antes do período, os níveis de estrogénio estão um pouco baixos, pelo que podes sentir-te muito mais sensível.
  • A melhor cura para a "depressão" pré-período causada pela diminuição de serotonina (hormona da felicidade) é o chocolate.
  • Devido à retenção de líquidos antes do período, os teus seios podem aumentar.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR: